Veloterra noturno teve público e pilotos em número espetacular

Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 17 de setembro de 2014 - 19:12

IMG_4420

Mais de 250 pilotos disputaram nesse sábado (13/9) a sexta etapa do Regional Ipiranga Centro/Serra de veloterra. A etapa noturna que aconteceu dentro do Parque Imigrante na entrada da cidade de lajeado, teve duelos espetaculares em todas as 17 baterias da etapa. Mesmo com a dificuldade que os pilotos tinham em fazer ultrapassagens, esse não foi empecilho para que elas ocorressem em boa parte das categorias. O público, mais de 4 mil na etapa não arredou o pé até a bateria final.

IMG_4427

A etapa começou bem para os pilotos da casa. Fernando Dieter largou na ponta na categoria VX1 Força Livre e manteve do início ao fim a posição. Na 2ª e 3ª posição, o filho e o pai na mesma tocada, Felipe largou melhor e venceu o duelo com Giovane Pick, que não deu moleza e atacou do início ao fim o seu herdeiro. Felipe não deu arrego e chegou em 2º.

IMG_4542

Outro que se deu bem na largada, foi Ricardo Gusberti na categoria Serrana Nacional. O garota de Vila Flores venceu de ponta a ponta sendo seguido de Tomas Bissani e Cristiano Fochesato.

IMG_4322

Nas categorias de base, João Roncatto levou a melhor ao largar bem e vencer a prova abrindo boa vantagem a partir da 3ª volta. Jeziel Burkhard e Alan Machado chegaram logo em seguida. Pela 55cc, Robert Godinho Venceu o duelo com Gabriel Bilhar e Gustavo Maldaner. Os pilotos fazem parte da nova safra de pilotos do estado que vem se destacado no veloterra regional.

IMG_4325

IMG_4344

Na Estreantes Importada, Jorge Neto, que é acostumado com pista curta, a de Lajeado tem 650 metros, venceu de ponta a ponta sem dar chance aos adversários, a fera João Marcos Lira e Vinícius Hermes.

IMG_4383

A Novatos Nacional aconteceu o que todos queriam, duelos com ultrapassagens. Na largada Guilherme dos Santos fez o hole shot seguido de Alexandre Luzzi. Guilherme dos Santos é atacado e na volta inicial a liderança vai para Alexandre Luzzi.  Luis Fernando Lanzini e Pedro Farias vinham mais atrás. Luzzi e Guilherme travavam forte duelo na ponta enquanto que Farias chegava firme e para assumir a 3ª posição. Farias ultrapassa também Guilherme numa manobra arroja da e há duas volta para o fim, busca a liderança em cima de Alexandre Luzzi. Guilherme chegou em 3º seguido de Luis Fernando.

IMG_4385

Na Serrana Importada, Gustavo Gusberti mostrou que está em boa fase, venceu o grande duelo com Adenilson Dorigon que chegou em 2º a frente da fera David Chaparini.

Na Nacional 4 Tempos, o Bicho pegou, na pista duas feras e dois dos melhores pilotos de veloterra do país, com cartéis de títulos gaúchos e brasileiro em seus currículos. Douglas Carvalho, O Dodô que venceu o pega com Felipe Deloss que andava em casa e contava com a torcida a seu favor mas chegou em 2º. Em 3º chegou Cleomar Lusa, outra fera que dispensa comentários.

A promocional até 200cc teve na pista uma das famílias mais tradicionais do motociclismo gaúcho, Willin Lenz de Arroio do Meio, cidade vizinha a Lajeado não decepcionou seus familiares que estavam presentes e venceu a etapa superando Fabréio Hermes e Willian de Almeida que vem fazendo boas temporadas nos últimos anos no veloterra e conta com vasta experiência.

IMG_4431

Simão Dalberto fez uma ótima largada, e logo abre boa vantagem, mais atrás Alexandre Luzzi não se conformava e a cada volta tirava segundos importantes na pista. Nas voltas finais, chega impões pressão e faz a ultrapassagem para vencer na categoria. Simão perde o foco e ainda perde a 2ª colocação para Vanderson Graepin que fez prova de recuperação. Simão foi 3º na etapa.

Adenilson Dorigon não vacilou na Intermediária Importada, largou na ponta para receber a quadriculada em 1º, deixando a briga pelo 2º lugar bem interessante. Charles da Silva, que largou em 2º, foi pressionado, errou e caiu para o 5º lugar, Já Joilson da Silva e Rogério Civa, aproveitaram para subir de posição e chegar em 2º e 3º em prova de recuperação, pois largaram no meio do pelotão principal.

IMG_4489

Na 230 Pró, Cleomar Lusa saiu na frente seguido de Joel da Costa e Alex Alarcon num duelo inicial de tirar o fôlego. Assim ficou até a volta final quando Cleomar erra após grande pressão. Joel faz a ultrapassagem para receber a bandeirada em 1º lugar, Cleomar chegou em 2º seguido de Alex.

Rogério Civa, pilotando a sua 2 tempos largou na frente da VX3 importada, seguido de Ângelo Mattos e Ederson Moraes. O atual líder largou mal, Giovani Pick saiu em 5º lugar, mas buscou posição mais confortável até o final da bateria. Civa se manteve na frente para vencer a etapa. Ederson ultrapassou Ângelo e chegou em 2º e Pick, chegou na 3ª colocação em prova de recuperação.

IMG_4499

A VX2, uma das categorias mais velozes da competição, teve Felipe Pick largando na frente seguido de Fernando Dieter e Gustavo Gusberti. Junto com eles, Joilson da Silva formavam o pelotão da frente numa tocada espetacular. Felipe é pressionado durante os 7 minutos mais duas voltas da bateria, mas não abre mão da liderança. Pick venceu de ponta a ponta seguido de Dieter e Gusberti.

IMG_4539

Ivan Pilz fez uma largada perfeita na VX3 Nacional, mais atrás Jocemar Magni e Márcio Alarcon duelavam pela 2ª posição. E pela 4ª colocação, outro duelo que levantava a plateia, Marco Farias e Paulo Kappes, ambos de Lajeado e contavam com a torcida nas arquibancadas. Márcio ultrapassou Jocemar e chegou em 2º, já Paulo superou Farias e ficou com a 4ª posição.

IMG_4564

Pela Trilheiros, João Paulo Salami deu a volta por cima e nessa categoria largou em 1º. Seguido de Leonardo Turatti com Melquesedeque Tavares todos na mesma tocada. João Paulo venceu de ponta a ponta, e as demais posições não se alteraram.

IMG_4372

IMG_4616

Alex Alarcon, dono de uma tocada espetacular, largou na frente na Força Livre Nacional. O piloto de Montenegro não deu chances aos adversários, que eram da elite do veloterra nacional. Em 2º Cleomar Lusa e em 3º chegou Felipe Deloss que superou Joel da costa e chegou em 3º.

A sexta etapa do Campeonato de Veloterra, copa Ipiranga Lubrificantes, teve a supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo, o Apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e a Realização/Promoção é da André Produções e Eventos.

O campeonato conta com o apoio máster da Ipiranga Lubrificantes, Makena Maquinas, Valecross Concessionária Honda e Borilli Pneus.

Texto e fotos: Sílvio Bilhar

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.

Desenvolvido por GetFly