Etapa espetacular do Gaúcho de Velocross em Vera Cruz

19 de novembro de 2014 - 14:53

Vera Cruz no Vale do Rio Pardo, recebeu no sábado e domingo 15 e 16 de novembro a 6ª etapa do Gaúcho de Velocross. Fazia quase seis anos que uma etapa do estadual não visitava a terra de um dos pilotos mais participativos tanto do gaúcho como do Brasileiro da modalidade. Giovane Pick que recebeu os pilotos em sua cidade natal foi homenageado e ovacionado pela torcida que compareceram em mais de 3 mil espectadores e que a cada volta do piloto e seu filho Felipe na pista da Granja dos Pauli, os aplaudiam de pé, sinal de prestígio na cidade. Veja como foram os duelos durante o dia.

IMG_8935

Fernando Sanches em duelo com Pick, venceu a VX3 e VX4

No dia em que a liderança da intermediária VX2 no campeonato mudou de mãos com a vitória Eloi Cavalheiro Júnior. O piloto de Santa Maria que saiu da 3ª colocação venceu a prova e agora é líder absoluto com 108 pontos. Weslen Gomes se deu mal, chegou em 4º perdendo a liderança. Felipe Pick, piloto da casa largou mal, chegou a cair durante a prova, devido é claro ao nervosismo e pressão de andar em casa. Mas Felipe andou demais, recuperou diversas posições chegou e encostou no líder. Duelando com Eloi por algumas voltas fez o possível, mas Eloi fechou a porta e administrou a vantagem e o 1º lugar na etapa. Felipe chegou em 2º e diminuiu a diferença sobre o líder que ficou na 4ª colocação. Eloi, Felipe,Henrique Nicoleti, Weslen e Fabrício Rosso subiram ao pódio.

IMG_9116

Eloi Cavalheiro Júnior vencedor da Intermediária VX2

Na 50cc, as classes A e B duelam na mesma bateria, mas classificam separados. Pela classe A, Matheus deu na veia e venceu a etapa do Vale do Rio Pardo com Eduardo Telles Braga chegando em 2º e Victor Weizenmann. Já na classe B, Felipr Abreu surpreendeu o líder do campeonato vencendo a etapa seguido de Erick Moura Bom Reis que já antecipou o título da competição. Na 3ª colocação chegou Robert Godinho.

IMG_9047

Erick Moura Bom Reis antecipou o título da 50cc B e comemorou com a família

A VX 230 pró teve Arthur Fockink largando na frente seguido de Dioi da Costa e Douglas Carvalho atual líder do campeonato. Flávio Barreto era o 4º e Claiton Portela em 5º lugar formando o pelotão principal. Douglas vai pra cima e no começo da bateria e assume a liderança na 5ª volta, mas erra e volta a ocupar a 2ª colocação poucas voltas depois.  Dodo não desiste e encosta na roda de Arthur que andava soldo e sem pressão. Os dois ficaram assim com menos de um segundo de diferença até a volta final. Arthur vence  na casa do líder . Douglas foi 2º e se mantém na ponta. Dioi foi 3º com Simão Dalberto na 4ª posição e Flávio Neto em 5º na etapa.

IMG_8751

Largada da 230 Pró, com vitória de Arthur Fockink #677

IMG_9018

cerimônia de abertura da etapa com os cumprimentos da Prefeita de Vera Cruz Rosane Petry ao piloto Giovane Pick

Na VX 3 Nacional, Márcio Alarcon largou na frente seguido de Cezar Freitas, Ivan Pilz na primeira meia volta. Cezar não perde tempo e na volta seguinte dá o bote e assume a liderança em cima do líder do campeonato. Cezar, Márcio e Ivan duelam por toda bateria sem nunca perder o foco um do outro. Cezar respira na reta final, Alarcon administra o 2º lugar que ainda o mantém como líder do campeonato. Os cinco primeiros foram Cezar, Márcio, Ivan, Claiton, Jocemar o vice – líder.

IMG_8857

Cezar Freitas venceu a VX3 e a VX4 Nacional em Vera Cruz

IMG_8830

Largada da VX3 Nacional com o Hole Shote Márcio Alarcon #42

Uma das categorias mais esperadas da tarde era VX3 importada onde andava Giovane PIck que buscava em casa a liderança da competição. Mas Fernando Sanches surpreendeu e largou na frente seguido de Pick, Rodrigo Volcan, Maiara Basso e Cleomenes Gomes. Sanches andava livre de pressão e abre boa vantagem logo na 3ª volta. Na metade final, Fernando baixa o ritmo e Pick tira a diferença e encosta de vez no líder. Foram 3 voltas de caça ao rato em ritmo alucinante.  Faltando menos que duas voltas, Pick fica encaixotado no meio de dois retardatários, os mesmos que Fernando despachou com tranquilidade. Pick reagiu e chegou colado em Fernando com menos de um segundo de diferença. Volcan foi 3º com Cleomenes e Robson Aguiar em 5º.

IMG_8904

Giovane Pick venceu o duelo com Rodrigo Volcan. Título aberto

A 65cc teve como ponteiro Arthur Barcelos seguido de João Roncato e Erick Reis.  Bruno severo foi o 4º com Jonathan da Silva em 5º. Tranquilo e absoluto, Arthur abre grande vantagem e passa na chegada com mais de 30 segundo de vantagem. João chegou em 2º com Bruno que lutou, e ultrapassou Erick, o 4º no pódio. Djeison Grasel ainda ocupou o último lugar no pódio.

IMG_8952

Largada da 65cc com vitória de Arthur Barcelos #32. Bruninho #125 vibrou com o 3º lugar

IMG_9001

Pódio completo da 65cc

Na VX4 importada Fernando Sanches e Giovane Pick também estavam grudados na classificação. Três pontos o diferenciavam. Na largada da bateria, eles continuaram próximos, Sanches largou bem novamente seguido de Pick  e Edemar Púglia que retornava às pistas mais uma vez. Maiara Basso e Sandro Moisés formavam o bloco da frente na volta inicial. Sanches não errou, não mudou o traçado e segurou a pressão de Giovane Pick e da torcida durante toda corrida. Maiara chegou a ultrapassa Púglia, mas errou e levou o troco ficando mesmo na 4ª colocação. Na quinta peça do pódio, Jack Pitaluga que subiu duas posições para subir no pódio. “O troféu é muito lindo e fiz de tudo para levar um para casa”. Vibrou Jack.

IMG_9055

Pódio da VX4. Sanches em 1º e Jack em 5º comemorou a conquista do troféu

Provando que estava em tarde inspirada, Cezar Freitas Silva venceu a categoria VX4 nacional e com isso assumiu a liderança isolada da competição, visto que o líder Luiz Volnei não compareceu à etapa. Sandro Meirelles chegou em 2º seguido do piloto de Lajeado Marco Farias em 3º, ele que com o resultado assume a 3ª posição da MX4 nacional. Rafael Garcia e Rugard Müller completaram o pódio da categoria.

IMG_8855

Sandro Meirelles 2º na VX4 Nacional

Lucas Basso fez o hole shote na VX2 seguido de Jordan Martini e Mateus Basso. Os três na mesma tocada. Lucas e Jordan estavam empatados na pontuação do campeonato e essa etapa era fundamental para a conquista do título. Sabendo disso Jordan vai ao ataque, coloca lado a lado por várias vezes e aos 8 minutos assume a liderança da competição em definitivo. Em recuperação Eloi Cavalheiro Júnior chega ao 3º lugar após ultrapassar Mateus Basso teve problemas mecânicos na moto e saiu fora da disputa pela vitória. Mesmo assim Mateus chegou em 4º e Henrique Nicoleti em 5º na prova em que Jordan venceu e assumiu a liderança de forma isolada na temporada.

IMG_9148

Jordan levou a melhor nas categorias Intermediária VX1, VX2 e na VX Pró

Pela 230cc estreantes Gabriel de Oliveira venceu a prova. Ele que largou no pelotão da frente, partiu ao ataque superou Ricardo Schossler que havia largado na ponta para assumir a liderança da competição. Mas sem dúvida quem mais se  destacou foi o piloto de Nicolau Vergueiro, Vanderson Graepin que saiu da 9ª colocação para chegar em 2º. Vanderson se adaptou logo com a pista e a cada volta ultrapassava pilotos, inclusive o líder do campeonato, Alfredo Bernardy que chegou em 3º na etapa e continua líder da competição. Mateus Munari chegou em 4º e Leonardo Azambuja completou o pódio.

IMG_9181

Gabriel Oliveira venceu a Estreante 230

Felipe Pick fez o hole shote na intermediária MX1 seguido, de Luis Henrique Zottis, Jordan Martini, Cleomenes Gomes e Henrique Nicoleti. Luis Henrique que andava com moto 450cc impõe um ritmo forte e na 2ª volta assume a liderança. O pelotão principal andava na mesma tocada e ainda no começo da prova, Jordan assume a 2ª colocação e pressionou o líder. Os dois andam por quase toda prova colados e às vezes lado a lado. Faltando 4 minutos e 2 voltas Luis erra a marcha, cai e Jordan assume a liderança. Jordan se mantém em 1º até a quadriculada, seguido de Luis Henrique, Felipe Pick, Henrique Nicoleti e Cleomenes Gomes.

IMG_9132

Felipe Pick 2º na Intermediária VX2 e 3º na Intermediária VX1 em casa

IMG_9233

No erro e tombo de Luis Henrique, Jordan #42 venceu a Intermediária VX1

Vinte e dois pilotos se inscreveram  na prova da categoria Nacional Força Livre. Uma das categorias em que o gate ficou praticamente lotado. Nas duas primeiras largadas, a bandeira vermelha foi acionada. Na 3ª largada, Tiago Gonçalves largou na ponta, seguido de Felipe Deloss, Dioi da Costa, Cristhofer Meert e Márcio Alarcon (que havia sido ponteiro na 1ª largada). Nas três voltas iniciais o líder Tiago segurou Deloss, que armou o bote e fez a ultrapassagem. O piloto da casa, Douglas “Dodô” Carvalho largou mal e fez prova de recuperação. Alarcon com problemas na moto abandona ainda no começo da prova. Deloss abre boa vantagem rumo à vitória. Tiago erra na metade final e perde posições. Deloss vence seguido de, Cristhofer, Dioi, Tiago e Jocemar Magni que não figurava no pelotão principal. Dodô chegou em 7º e somou pontos importantes no campeonato.

IMG_9281

Felipe Deloss venceu a Nacional Força Livre e mantém liderança do campeonato

IMG_9265

Duelo acirrado entre Dioi da Costa #104 e Tiago Gonçalves #3

Felipe Menuzzi, 5º no campeonato largou na ponta na categoria Júnior. Gonzalo Flores foi 2º com Alfredo Bernardy que lidera a competição. Ainda tivemos Franco Rodrigues, Bruno Braga e Júnior Pick, piloto da casa completaram o 2º pelotão. Gonzalo pressionou, andou como nunca, mas Felippe encaixou na pista aos poucos abre vantagem chegando à quadriculada com 9 segundos de vantagem. Bernardy chegou a ultrapassar Gonzalo, mas levou o troco, perdeu o foco chegando em 6º. Menuzzi venceu de ponta a ponta seguido de Gonzalo, Franco, Júnior Pick que buscou recuperação e Bruno na última peça do pódio.

IMG_9287

Largada da Júnior com vitória de Felippe Menuzzi #921

IMG_9293

Júnior Pick segura os ataques de Bruno Braga para chegar em 4º na prova

Na VX Pró Jordan Martini não vacilou, fez o hole shote seguido de Lucas Basso, atual líder da categoria, Rodrigo Volcan, Luis Henrique Zottis dividindo a curva um. Jordan segura Lucas que forçou até certo ponto, mas o resultado ainda o mantinha como líder, Jordan não figura entre os 5 da temporada. No pelotão principal, ainda tínhamos Eloi Cavalheiro Júnior e Giovani Pick. Aos poucos Jordan abre bons segundo na pista chegando a quase sete segundos de vantagem ao receber a quadriculada. Lucas manteve o 2º lugar seguido de Eloi, Giovane e Luis Henrique. O vice – líder, andando com moto emprestada, pois as principais deram problemas no treino da manhã.

IMG_9344

Lucas Basso mantém liderança na temporada com o 2º lugar na VX Pró

IMG_9337

Márcio Frozza de Marau, o locutor oficial do Gaúcho de Velocross e Motocross na Federação Gaúcha de Motociclismo

Espelhinho: Corrida fora do campeonato

Ainda tivemos uma corrida da categoria Espelhinho, para motos de rua especialmente modificadas para competições. Nessa, o piloto de Arroio do Meio Willian Lenz que saiu na 3ª colocação da prova foi o grande vencedor.

IMG_9061

Largada da Espelhinho, prova extra campeonato vencida por Willian Lenz #72

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.

Desenvolvido por GetFly