AMA Supercross 2015 – 14ª Etapa – Houston

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB e Simon Cudby | 12 de abril de 2015 - 14:30

A noite texana de ontem em Houston foi uma verdadeira festa de campeões. O NRG Stadium viu os campeões das categorias 450SX e 250SX Costa Oeste serem definidos por antecipação quando Cooper Webb venceu pela quinta vez em sete etapas, faturando seu primeiro título da carreira, e Ryan Dungey fazer uma corrida de recuperação para cruzar a linha de chegada na segunda posição e conquistar seu segundo título da carreira desde 2010.

full_GUYB1430_541847

A Costa Oeste tem um novo campeão: Cooper Webb conquistou seu primeiro título da carreira.

A 450SX tem um novo campeão em quatro anos: Ryan Dungey.

A 450SX tem um novo campeão em quatro anos: Ryan Dungey.

Categoria 450SX

Ryan Dungey chegou ao Texas com uma situação tranquila e com todas as cartas para conquistar o título ainda nesta etapa na mão. Com uma vantagem de 80 pontos, ele já podia sentir a placa de número 1 nas mãos. O segundo colocado na classificação do campeonato, Eli Tomac, podia vencer e tudo que Dungey precisava era ficar na terceira posição e ainda assim levaria o numeral #1 para casa. Não foi a melhor largada de Dungey na temporada e ele deixou todos apreensivos quando largou fora dos cinco primeiros e precisou fazer uma corrida de recuperação, sendo protagonista de lindas ultrapassagens contra Andrew Short e Josh Grant. Eli Tomac também fez uma bela corrida de recuperação para terminar a etapa na terceira posição.

Toda a equipe KTM comemora o bicampeonato de Ryan Dungey, o primeiro título da KTM na categoria principal.

Toda a equipe KTM comemora o bicampeonato de Ryan Dungey, o primeiro título da KTM na categoria principal.

Toda a agitação em torno do título da temporada, deixou a primeira vitória da carreira de Cole Seely um pouco em segundo plano. Estreante na categoria principal nesta temporada, Seely assumiu a liderança da corrida de Andrew Short logo no começo da corrida e liderou de ponta a ponta. Uma corrida limpa, tranquila e bela que vai ficar marcada para sempre na vida do jovem piloto que vem mostrando sua evolução a cada etapa desde que subiu para as 450cc. O mestre do holeshot, Andrew Short, mais uma vez largou na frente até ser deixado para trás por Seely foi alvo de constante pressão durante toda a corrida. Dungey avançava como uma força bruta e Short caiu para a terceira posição até ser ultrapassado por Eli Tomac. A partir daí, Josh Grant e Chad Reed o pegaram em uma batalha e ele acabou na sexta posição.

O Red Team comemora a primeira vitória de Cole Seely.

O Red Team comemora a primeira vitória de Cole Seely.

Não foi um main event fácil para Chad Reed e Jason Anderson. Os dois bateram na curva depois da chegada enquanto estavam na segunda e terceira posições e caíram. Reed esteve ótimo durante todo o dia e não deixou por menos, se recuperou, travou a batalha mais bonita do dia com Justin Barcia, que teve um ótimo retorno após a fratura no quadril,  e cruzou a linha de chegada na quinta posição, atrás do colega de equipe, Josh Grant, que mais uma vez teve uma noite de um desempenho forte e aguentou a pressão de Reed. Anderson caiu novamente e acabou a corrida na 16ª posição. Davi Millsaps, Broc Tickle, Justin Barcia e Justin Brayton completaram os dez primeiros colocados da noite.

Cole Seely dominou a corrida de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória na categoria principal.

Cole Seely dominou a corrida de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória na categoria principal.

Resultados do Main Event da 450SX em Houston
1- Cole Seely

2- Ryan Dungey

3- Eli Tomac

4- Josh Grant

5- Chad Reed

6- Andrew Short

7- Davi Millsaps

8- Broc Tickle

9- Justin Barcia

10- Justin Brayton

Classificação da 450SX após 14 etapas
1- Ryan Dungey – 318 pontos
2- Eli Tomac – 236
3- Cole Seely – 223
4- Trey Canard – 204
5- Chad Reed – 199
6- Blake Baggett – 175
7- Jason Anderson – 170

8- Broc Tickle – 159
9- Ken Roczen – 156
10- Andrew Short – 152 pontos

Pódio das 450SX em Houston.

Pódio das 450SX em Houston.

Categoria 250SX Costa Oeste

Cooper Webb abriu a sessão de vitórias da noite e se tornou o Campeão da 250SX Costa Oeste 2015, seu primeiro título da carreira no AMA Supercross. Em apenas duas temporadas no campeonato, Webb venceu cinco das sete etapas e com a saída de Jessy Nelson após um acidente durante os testes para a temporada do Motocross na semana passada, sua estrada para a conquista do título ficou mais fácil. Como Dungey, Webb não precisava vencer para conquistar o campeonato, ele poderia ter ficado em quarto lugar e Tyler Bowers podia ter vencido e ainda assim o título seria dele. Mas como de costume, o jovem piloto Yamaha aproveitou a oportunidade, fez uma bela corrida e venceu a etapa.

Cooper Webb é o mais novo campeão da Costa Oeste.

Cooper Webb é o mais novo campeão da Costa Oeste.

Em uma largada fantástica, Shane McElrath assumiu a liderança, seguido por Matt Bisceglia, Tyler Bowers e Cooper Webb que começou a atacar ainda na primeira volta, deixando Bowers e Bisceglia para trás. A partir daí, a pista estava livre para McElrath e Webb que o alcançou, assumiu a liderança e no final estava com uma vantagem de 2,4 segundos. Foi a melhor corrida de McElrath na temporada e ele se assegurou na segunda posição. Bisceglia perdeu o ritmo e acabou na oitava posição.

Shane McElrath largou na frente e terminou na segunda posição.

Shane McElrath largou na frente e terminou na segunda posição.

Malcolm Stewart superou uma largada ruim e abriu caminho, deixando todos para trás para cruzar a linha de chegada na terceira posição. Um dos novatos da temporada que vem se destacando nas etapas, Aaron Plessinger teve uma boa noite de corrida e terminou na quarta posição seguido por Alex Martin. Justin Hill, Zach Osborne, Matt Bisceglia, Chris Alldredge e Tommy Hahn completaram os dez primeiros colocados da categoria.

Malcolm Stewart fez uma corrida de recuperação para terminar na terceira posição.

Malcolm Stewart fez uma corrida de recuperação para terminar na terceira posição.

Resultados do Main Event da 250SX Costa Oeste em Houston
1- Cooper Webb

2- Shane McElrath

3- Malcolm Stewart

4- Aaron Plessinger

5- Alex Martin

6- Justin Hill

7- Zach Osborne

8- Matt Bisceglia

9- Chris Alldredge

10- Tommy Hahn

Classificação da 250SX Costa Oeste após 7 etapas

1- Cooper Webb – 161 pontos

2- Zach Osborne – 116

3- Shane McElrath – 108

4- Jessy Nelson – 106

5- Tyler Bowers – 105

6- Aaron Plessinger – 99

7- Justin Hill – 94

8- Alex Martin – 91

9- Malcolm Stewart – 89

10- Josh Hansen – 89 pontos

Pódio das 250SX Costa Oeste em Houston.

Pódio das 250SX Costa Oeste em Houston.

Calendário AMA Supercross 2015

15a etapa – 18 de Abril de 2015 – Levi’s Stadium – Santa Clara, Califórnia

16a etapa – 25 de Abril de 2015 – MetLife Stadium – East Rutherford, New Jersey

17a etapa – 02 de Maio de 2015 – Sam Boyd Stadium – Las Vegas

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly