Circuito Borilli de veloterra acontece pela primeira vez em provas noturnas
Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 09 de maio de 2015 - 21:00A promotora de eventos André Produções realizou em 11 de abril a continuidade do Circuito Borilli Racing de Veloterra. A etapa manteve a tradição de anos passados em que aconteceu dentro do Parque da SuinoFest em corridas noturnas. Foram 15 categorias com disputas em alta velocidade, rasgando retas e acelerando nas curvas da pista de 1.100 metros aproximadamente. Veja o que rolou na etapa.
Para começar a noite em alta adrenalina, a VX1 entrou na pista em grande estilo. O retorno de João Pedro Viecelli “O Buba” às pistas se deu em alto estilo. Largou na frente seguido de Charles da Silva e Fernando Dieter. Buba venceu a etapa de ponta a ponta, Dieter fez a ultrapassagem em Charles e chegou em 2º seguido de Felipe Pick, que largou na 5ª colocação e subir degraus no pódio também ao ultrapassar pilotos. Charles e Alex Mainardi completaram o pódio.
Em seguida veio a categoria Estreantes importadas. Juliano Vilguen fez o hole shote, abriu vantagem confortável logo nas voltas iniciais e no meio da bateria administrou a posição mesmo quando o segundo colocado, Mateus Perinato tirou a diferença. Juliano venceu de ponta a ponta seguido de Mateus, Pedro Dorigon, Guilherme Tebaldi e Giovane Basso.
Na Serrana Nacional Vagner Siviero deu o troco em Ronaldo Tonello e venceu a 2ª etapa. Tonello que é o 2º no campeonato ficou na 3ª posição na prova noturna. Cristiano Fochesatto foi o 2º, mas havia ficado mal na etapa inicial e ocupa apenas a 7ª colocação no certame. O 4º colocado na prova foi Ricardo Borilli e Juarez Tonon o 5º.
Gabriel Bilhar largou na ponta da 55cc com Gustavo Maldaner, Augusto Vening, Mateus Kappel e Victor Weinzermann completaram a volta inicial. Bilhar se destaca e vence a categoria de ponta a ponta. Já na 2ª colocação chegou Augusto que ultrapassou Gustavo, o 3º na prova. O Podio foi composto ainda por Mateus e Victor na 5ª colocação.
A 65cc foi vencida de ponta a ponta por João Pedro Roncatto. O piloto de Nova Prata já havia vencido a etapa de abertura e confirmou em Encantado a boa fase na competição. Léo Conte que largou em 2º segurou os ataques de Marlon Lazaretti o 3º de ponta a ponta. Na prova ainda tivemos o 2º pelotão formado por Bruno Severo (4º), Gustavo Feltrin (5º), Lucas Zalamena (6º) e João Bandeira na 7ª colocação.
Andando no quinta de casa, com o apoio da torcida, Leonardo Turatti largou na frente e manteve a liderança em toda bateria da nacional novatos. O pelotão principal ainda tinha Eduardo Dessoy, Daniel de Souza, Cristiano Fochesatto e Luis Fernando Lanzini. Turati venceu de ponta a ponta e na 2ª e 3ª colocações na houve mudanças. Cristiano chegou em 4º e Giovani Matiello subiu no pódio em prova de recuperação.
Na intermediária Importada, o líder do campeonato Jorge Moreira Neto largou mal, foi o 5º na volta inicial e teve que fazer prova de recuperação. Já João Pedro, O Buba largou em 2º atrás de Charles da Silva. Mas Buba assume a ponta na volta inicial e a cada volta se distanciava dos opositores. Buba venceu a corrida seguido de Jorge, Alexandre Mainardi, Charles e Juliano Vilguen.
Nacional 4 tempos é uma categoria em que os pilotos nacionais mais graduados se enfrentam em busca de um objetivo comum, a vitória. Na ponta Emerson da Silva dava as cartas com Alex Júnior Alarcon, Simão Dalberto e Márcio Alarcon. Júnior pressiona e assume a liderança com aproximadamente 3 voltas. Júnior vence a categoria, Simão vai no embalo e chega em 2º com Emerson subindo no pódio em 3º seguido de Ivan Pilz o 4º e Carlos Lorenzini em 5º.
Na poeira Márcio Alarcon #42 corre atrás da recuperação, foi 2º na VX3 Importada
Na Promocional 230 Lucas Turatti deu as cartas na categoria, largou na frente e não deu chances a nenhum piloto. Vitor Hermes largou e chegou em 2º. No segundo pelotão o duelo incansável revelou Tiago Brenner conquistando o 3º posto seguido de Ígor Barket e Joel Noll.
Na categoria VX3 Importada, Alfredo Henz surpreendeu, foi o 2º na largada atrás de Roberto Ruy. Os dois travam um grande duelo com trocas sucessivas de posição até Alfredo assumir a liderança a duas voltas do fim e receber a quadriculada. Jair Ribeiro o 2º na largada, perdeu o duelo particular com Alex Bagatini, e chegou em 3º na etapa. Leonir Zalamena buscou o 4º lugar e Ruy que perdeu o foco na reta final ainda ficou na 5ª colocação.
Já na 230 Estreantes Leonardo Turatti, estava em noite inspirada. Leonardo largou em 3º atrás de Dione Hammes e Gustavo Wenij, os três dividindo a curva um. Leonardo vai pra cima e assume a liderança na primeira volta com Dione em 2º e Jonatas Giacomelli. Leonardo vence a etapa, seguido de Diones e Eduardo Dessoy que assume a liderança apesar de ter feito uma péssima largada. O pódio foi completo com Jonatas e Willian Lenz.
Na serrana Importada o piloto de Bento Gonçalves Charles da Silva largou na frente seguido de Ivair Saurin e Guilherme Siviero em 3º com Giovane Basso e Roberto Ruy disputando palmo a palmo. Ivair assume a ponta na 2ª volta. Primeiro e segundo trocam de posição até a metade da bateria. Charles leva a melhor e vence o duelo. Ivair foi 2º com Roberto Ruy, Giovane e Alexandro Mainardi na categoria.
Por sua vez a Nacional 230 Pró teve Robson Lenz largando na frente e não dando mole na pista do Parque da SuinoFest, venceu de “cabo a rabo” e 2ª etapa. Mais atrás chegou Simão Dalberto, Alex Alarcon, Cristian Meret e Diego Lazari completando o pódio.
Márcio Alarcon se deu melhor na VX3 Nacional, abria meia pista quando num erro bobo cai na curva do Pit Stop e com isso deixa Ivan Pilz encostar, ele que largara em 2º. Os dois travam um grande duelo e Pilz que vinha com sede assume a liderança na volta final para vencer a categoria. Alarcon, que ainda é líder chegou logo atrás com Ademir Tem Pass na 3ª posição. Marcelo Winkelmann e Paulo Kappes completaram o pódio.
Um grande duelo com dois grandes pilotos marcaram a largada da VX2. João Pedro Viecelli e Felipe Pick largaram colados seguidos de perto por Fernando Dieter e Juliano Vilguen. João Pedro venceu a etapa de ponta a ponta e apesar dos grandes duelos, as posições se mantiveram inalteradas. Augusto Pompemeier que largou mais atrás ainda subiu no pódio em 5º lugar.
A última bateria da noite valendo pelo campeonato foi a Nacional Força Livre. Vagner Siviero largou na frente, mas Alex Alarcon acelerou forte e assumiu a ponta na 2ª volta. Pedro Farias veio logo atrás com Cristian Meert em 3º Fo formando o pelotão principal. Alarcon não vacilou e venceu de ponta a ponta e com isso se mantém na liderança. Simão Dalberto e Gustavo Gusberti também subiram no pódio.
Neste domingo 10 de maio ocorre a próxima etapa em Marques de Souza no vale do Taquari.