Mundial de Motocross 2015 – 8ª etapa – França

Por Mariah Morgado | Fotos por MXGP | 02 de junho de 2015 - 12:00

A oitava etapa do Campeonato Mundial de Motocross 2015 foi um presente para os milhares de fãs franceses que lotaram os morros do tradicional circuito de Villars sous Ecot. O clima ficou completamente eletrizante com Romain Febvre dando um show com suas performances de arrepiar cabelos para conquistar sua primeira vitória no geral. Enquanto isso na MX2, Jeffrey Herlings se recuperou de sua breve queda de rendimento para conquistar sua primeira dobradinha de vitórias desde Valkenswaard, há um mês.

Largada MXGP

Largada MXGP

Categoria MXGP

Vencer um Grand Prix em casa deve ser a melhor sensação para qualquer piloto e para Romain Febvre parecia que o natal estivesse chegando mais cedo quando ele conquistou seu primeiro overall no quintal de casa neste final de semana. Quando ele subiu no pódio, o público francês fez um alvoroço de estremecer a terra e quando perguntaram a Febvre como ele se sentia estando naquela posição e rodeado por tantas pessoas que realmente torciam por ele, ele respondeu: “É muito bom! Espero que não seja a última vez, eu vou trabalhar para isso!”

Quem também comemorou muito foi Evgeny Bobryshev. “Para mim parece que foi a primeira ver que subi no pódio, porque eu tenho tido tantas lesões ao longo dos últimos anos.” Disse o russo que ainda confessou que não sentiu que tinha um bom ritmo na pista cheia de canaleta e dura das montanhas de Villars sous Ecot. Mesmo assim, Bobby subiu no pódio e sua segunda posição prova que ele está indo na direção certa.

Evgeny Bobryshev #777

Evgeny Bobryshev #777

Foi um final de semana estranho para Antonio Cairoli. Depois de enfrentar dificuldades nas classificatórias do sábado, no domingo ele mostrou para todos do que os campeões são feitos ao vencer a primeira bateria da tarde. Na segunda, TC222 não fez a melhor das largadas, mas conseguiu tirar o melhor de uma situação caótica e conquistou seu terceiro pódio consecutivo, ficando na terceira posição.

O líder do campeonato, Max Nagl, perdeu dois pontos para o atual campeão depois de ficar na quarta posição. Por outro lado, o alemão desbancou seu rival, Clement Desalle, que completou apenas uma volta em uma tentativa de correr após cair nos treinos cronometrados de sábado e deslocado o ombro.

Completando os cinco primeiros colocados, Dean Ferris colocou seu nome de volta no mapa com duas ótimas largadas e duas performances consistentes para conquistar seu melhor resultado geral da temporada.

Glen Coldenhoff

Glenn Coldenhoff #259

Enquanto isso, o GP da França não foi muito bom para os outros pilotos franceses no gate. Gautier Paulin teve uma falha mecânica enquanto brigava com Cairoli pela liderança na primeira bateria e não teve uma boa largada na segunda. Christophe Charlier terminou em 13º no geral e Steven Frossard terminou em 15º colocado.

Overall da MXGP em Villars sous Ecot

1- Romain Febvre

2- Evgeny Bobryshev

3- Antonio Cairoli

4- Max Nagl

5- Dean Ferris

6-Glenn Coldenhoff

7- Jeremy Van Horebeek

8- Ken de Dycker

9- Shaun Simpson

10- Todd Waters

Classificação do campeonato da MXGP após 8 etapas

1- Max Nagl – 332 pontos

2- Antonio Cairoli – 313

3- Clement Desalle – 291

4- Romain Febvre – 282

5- Gautier Paulin – 252

6- Evgeny Bobryshev – 247

7- Shaun Simpson – 169

8- Todd Waters – 138

9- Glenn Coldenhoff – 134

10- Ken de Dycker – 133 pontos

Classificação do campeonato de fabricantes na MXGP após 8 etapas

1. Husqvarna – 339 pontos

2. KTM – 330

3. Suzuki – 319

4. Honda – 289

5. Yamaha – 287

6. Kawasaki – 229

7. TM – 70 pontos

Pódio MXGP em Villars sous Ecot

Pódio MXGP em Villars sous Ecot

Categoria MX2

Jeffrey Herlings está de volta a seu ritmo normal. O Holandês Voador finalmente voltou para o degrau mais alto do pódio em seu estilo tradicional de dobradinhas. Herligns disse, “Hoje não foi fácil. Essas pistas não são as minhas favoritas. Sou da Holanda, então você sabe como é, é areia e plano,” ele riu, “e aqui tem morros e é bem duro e rochoso. Então foi difícil, mas consegui.

Jeffrey Herlings #84

Jeffrey Herlings #84

Tim Gajser conquistou a segunda posição no geral. O esloveno disse que ele apenas queria ficar em cima da moto durante o final de semana depois de ter caído algumas vezes recentemente. Essa abordagem foi evidentemente a melhor maneira para enfrentar o circuito exigente, liso e traiçoeiro que prejudicou muitos pilotos.

Foi um dia épico para o francês mais rápido na MX2, Jordi Tixier. Tixier fez uma dobradinha consistente na terceira posição e faturou a terceira posição no geral. O simpático francês disse sorrindo, “Eu não sei quanto a vocês, mas para mim foi definitivamente o melhor público que já tivemos. Quando eu assumi a liderança na primeira bateria, eu não podia ouvir nada, apenas pessoas, foi maravilhoso!

Enquanto isso, foi outro dia suave e consistente para Pauls Jonass que não tem se sentido muito bem ultimamente. Jonass fez duas boas largadas e fez duas corridas inteligentes para terminar em quarto colocado.

Aleksandr Tonkov #

Aleksandr Tonkov #59

Completando os cinco primeiros colocados veio a nova sensação da MX2, Valentin Guillod. O resultado do suíço não refletiu a maneira que ele pilotou durante o final de semana. Guillod manteve o público animado na primeira bateria quando empinou sua Yamaha YZ250F para terminar com um segundo de diferença atrás de Herlings. Infelizmente na segunda bateria, ele colidiu com Damon Graulus e os dois caíram. Apesar de entortar a moto, ele deu um jeito e conseguiu voltar para terminar com um 13º lugar impressionante.

Overall da MX2 em Villars sous Ecot

1- Jeffrey Herlings

2- Tim Gajser

3- Jordi Tixier

4- Pauls Jonass

5- Valentin Guillod

6-Aleksandr Tonkov

7- Petar Petrov

8- Jeremy Seewer

9- Max Anstie

10-Vsevolod Brylyakov

Classificação do campeonato da MX2 após 8 etapas

1- Jeffrey Herlings – 358 pontos

2- Valentin Guillod – 246

3- Pauls Jonass – 245

4- Jordi Tixier – 229

5- Aleksandr Tonkov – 218

6- Tim Gajser – 209

7- Jeremy Seewer – 208

8- Dylan Ferrandis – 205

9- Julien Lieber – 184

10- Max Anstie – 183 pontos

Classificação do campeonato de fabricantes na MX2 após 8 etapas

1. KTM – 380 pontos

2. Kawasaki – 329

3. Yamaha – 282

4. Honda – 242

5. Husqvarna – 221

6. Suzuki – 208 pontos

Pódio MX2 em Villars sous Ecot

Pódio MX2 em Villars sous Ecot

Calendário do Mundial de Motocross 2015:

Nona Etapa – 14 de Junho – Maggiora / Itália
Décima Etapa – 21 de Junho – Teutschenthal / Alemanha
Décima Primeira Etapa – 05 de Julho – Uddevalla / Suécia
Décima Segunda Etapa – 12 de Julho – Kegums / Letônia
Décima Terceira Etapa – 26 de Julho – Loket / República Tcheca
Décima Quarta Etapa – 02 de Agosto – Lommel / Bélgica
Décima Quinta Etapa – 16 de Agosto – Trindade / Brasil
Décima Sexta Etapa – 30 de Agosto – Assen / Holanda
Décima Sétima Etapa – 13 de Setembro – Leon / México
Décima Oitava Etapa – 20 de Setembro – Glen Helen / Estados Unidos

27 de Setembro – Motocross das Nações – Ernée / França

fonte: MXGP

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly