Pilotos aceleram com grande estilo no Gaúcho de Velocross em São Lourenço no sul do estado

Por André Charão | Fotos por André Charão | 22 de junho de 2015 - 22:42

A cidade de São Lourenço do Sul recebeu neste final de semana a quarta etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross. O evento contou com a participação de pilotos do Rio Grande do Sul, do Uruguai e também do Paraná.

Largada VX4

Largada VX4

O domingo de céu cinzento e temperatura baixa não foi motivo para tirar do público que compareceu em grande número que acompanhar o show que os pilotos proporcionaram em busca das vitórias e dos preciosos pontos na briga pelos títulos da temporada.

Os irmãos Lucas e Mateus Basso (Gentil), que tiveram uma grande participação fazendo a dobradinha nas categorias VX2 (Lucas e Mateus) e VX Pró (Mateus e Lucas) foram os grandes nomes da etapa. Com os resultados Lucas aumentou a vantagem na liderança da VX2 e Mateus fortaleceu ainda mais a liderança na VX Pró. Os outros destaques da etapa foram os pilotos Santiago Leiria (Frederico Westphalem) na 50cc B, Felippe Menuzzi (Dom Pedrito) na Júnior e Fernando Sanches (Santa Maria) na VX4. Além da manutenção da liderança nas suas respectivas categorias mantiveram também os 100% de aproveitamento.

Os irmãos Basso: Mateus e Lucas

Os irmãos Basso: Mateus e Lucas

Fernando Sanches vence mais uma na VX4
Com mais uma atuação impecável Fernando Sanches (Santa Maria) cravou a volta mais rápida  da prova (0:56.436) e venceu de ponta a ponta a categoria VX4 mantendo a liderança e os 100% de aproveitamento na categoria. Na largada Danny de Oliveira (Panambi) assumiu a ponta com Lauthério Brauch (S. Lourenço do Sul) na terceira colocação e Cézar Silva (Pelotas) em quarto. Pouco depois de uma volta Sanches assumiu a liderança da prova e Lauthério a segunda colocação. Danny e Cézar fizeram uma boa briga pela terceira colocação, após ficar cair para o quarto lugar Danny teve que defender a posição dos ataques de Eduardo Timm Bergmann (S. Lourenço do Sul).

Fernando Sanches

Fernando Sanches

Felippe Menuzzi vence e mantém os 100% na Júnior
Com um ritmo muito forte, Felippe Menuzzi (Dom Pedrito) venceu de ponta a ponta a categoria Júnior pela quarta vez consecutiva. Além da vitória Menuzzi cravou a volta mais rápida prova (0:57.199). Na largada Felippe teve a companhia de Gabriel Costa (Dom Pedrito) na segunda colocação, antes da metade da prova João Marcelo Dellinghausenn (Formigueiro) assumiu a segunda colocação. À partir daí Gabriel perdeu a concentração e viu Matheus Hernandes (Rio Grande) colar na sua roda traseira buscando a ultrapassagem, duas voltas depois Gabriel encontrou o ritmo e abriu vantagem para manter a posição até o final. Matheus em quarto e Jarder Martini (Santa Maria) em quinto completaram o pódio.

Felippe Menuzzi

Felippe Menuzzi

Sandro Meirelles comemorou a primeira vitória no Gaúcho de Velocross
Depois de bater na trave nas etapas anterirores, enfim, o piloto Sandro Meirelles pode comemorar a sua primeira vitória no Gaúcho de Velocross. Em uma prova perfeita desde a largada com direito a volta mais rápida (0:59.952) Sandro faturou a vitória da categoria VX4 Nacional de ponta a ponta. Elder Pirolli (Tapejara) que largou e fechou a prova na segunda colocação assumiu a liderança do campeonato. Danny de Oliveira (Panambi), Norton Souza (Pelotas) e Luis Carlos Berger (Montenegro) completaram o pódio.

Sandro Meireles

Sandro Meireles

Felipe Pick voltou ao campeonato com vitória na Intermediária VX2
Afastado do campeonato após uma fratura na clavícula Felipe Pick (Vera Cruz) voltou com força total e faturou a categoria Intermediária VX2 de ponta a ponta. Na largada Pick foi impecável e assumiu a ponta com Franco Rodrigues (Chui), Leonardo Azambuja (Santa Maria), Willian Mioto (Tapejara) e Júlio Wessling (Eneas Marques/PR) formando o primeiro pelotão. Na segunda volta Willian sofreu uma queda e caiu para as últimas colocações. Felippe  Menuzzi (Dom Pedrito) que largou nas últimas colocações fez a volta mais rápida da prova (0:57.053) e encostou no primeiro pelotão chegando a ocupar a quarta colocação. Depois de uma queda Felippe fechou a prova na quinta colocação.

Felipe Pick

Felipe Pick

Cristhofer Meert fatura a 230cc Original de ponta a ponta
Quem também faturou a sua primeira vitória no campeonato Gaúcho de Velocross foi Cristhofer Meert (Vera Cruz). A vitória de Meert foi construída na largada, assim que o gate caiu ele assumiu a ponta da prova e defendeu muito bem a liderança dos ataques de Douglas Carvalho (Vera Cruz) que buscou a ultrapassagem de todas as formas. Marcos Weizeermann (Arroio do Meio), Leonardo Azambuja (Santa Maria) e Jonas da Costa (Ciriaco) completaram o pódio.

Cristhofer Meert

Cristhofer Meert

Mikael Teixeira venceu mais uma na 65cc
Em um prova espetacular onde a vitória foi disputada desde que o gate caiu, Mickael Teixeira (Capão do Leão) e Santiago Leiria (Frederico Westphalem) deram um grande show na disputada categoria 65cc, tanto que todas as atenções da prova foram para eles. Mickael assumiu a ponta na largada com Santiago colado em segundo, na segunda metade da prova Mickael conseguiu uma vantagem que diminuiu e muito nas últimas voltas, mesmo assim o piloto de Capão do Leão pode comemorar a vitória novamente. Bawer Gomes (Rio Grande), José Eduardo Gomes (Camaquã) e Gabriel Bilhar (Guaporé) completaram o pódio.

Mikael Teixeira

Mikael Teixeira

Rodrigo Volcan vence e segue firme na liderença da VX3
Mostrando mais uma vez o poder de reação nas primeiras voltas Rodrigo Volcan (Pelotas) pode comemorar mais uma vitória na categoria VX3. Na largada Fernando Sanches (Santa Maria) e Lautherio Brauch (S. Lourenço do Sul) saíram na frente, antes de abrir a primeira volta Volcan, que largou em terceiro, assumiu a ponta da prova para vencer praticamente de ponta a ponta. Lauthério pegou “carona” de Volcan e assumiu a segunda colocação, Sanches tentou uam reação mas não teve êxito. Cézar Silva (Pelotas) e Cleomenes Gomes (Camaquã) completaram o pódio.

Rodrigo Volcan

Rodrigo Volcan

Vitória de Jocemar Magni na VX3 Nacional
Uma prova espetacular, foi assim a disputa da categoria VX3 Nacional. Ma largada Luciano De Conto (Passo Fundo) assumiu a ponta da prova com Márcio Alarcon (Montenegro) e Jocemar Magni (Estrela) embolados na briga pela liderança. Márcio e Jocemar conseguiram deixar De Conto para trás e fizeram uma briga sensacional pela ponta da prova. Em uma ultrapassagem sensacional Jocemar assumiu o primeiro lugar para receber a bandeirada da vitória e repetir o gesto em homenagem ao seu filho, o que fez em 2013 na mesma pista de São Lourenço do Sul quando também venceu a categoria VX3 Nacional. Alarcon, novo líder do campeonato, juntamento com De Conto, Norton Souza e Elder Pirolli formaram o pódio da categoria.

Jocemar Magni

Jocemar Magni

Santiago Leiria e Gabriel Bilhar vence na 50cc
Dividida em duas, A e B, a categoria 50cc alinhou no gate  para a abrir oficialmente as disputas da quarta etapa do campeonato. Em uma prova muito disputada, principalmente na categoria A, os pequenos pilotos deram um verdadeiro show. Na largada Augusto Wening (Montenegro) assumiu a ponta da prova. Santiago Leiria (Frederico Westphalem) assumiu a ponta na primeira volta e venceu a quarta etapa e manteve os 100% de aproveitamento e a liderança do campeonato na categpria 50cc B. Pela disputada da 50cc A Gabriel Bilhar (Guaporé) venceu mais uma na 50cc A e somou importantes pontos para encostar no líder do campeonato Pietro Piroli (Tapejara).

santiago

Santiago Leiria

Gabriel Bilhar

Gabriel Bilhar

Cristiele Delgado vence a surpreendente categoria VXF
A categoria VXF teve em São Lourenço do Sul a etapa mais surpreendente do campeonato até aqui. Em menos de quarenta metros houve uma troca significativa na formação pódio da categoria. Na largada Nicole Manzke (Sta Vitória do Palmar), dona do melhor tempo nos cronometrados, assumiu a ponta e começou abrir uma boa vantagem na liderança. Kamila Rocha (Chui) e Prisicila Rodrigues (Santa Maria) se tocaram na primeira curva, Kamila ficou de fora e Priscila caiou para a última colocação.  Cristiele Delgado (Sta. Vitória do Palmar) assumiu a segunda colocação e procurou manter contato com a líder Nicole. Com as ponteiras definidas a briga ficou pelas três posições restantes da zona do pódio. Mariana Daltoé (Gravataí) e Maria Eduarda Dorneles (Caçapava do Sul) fizeram uma disputa palmo a palmo pelo terceiro lugar. Em ótima recuperação Priscila colou na quinta colocada, Marina Azevedo (São Lourenço do Sul). Na última volta, quando tudo parecia definido, a líder absoluta da categoria caiu a duas curvas da linha de chegada, Cristiele passou e levou a bandeirada, Mariana Daltoé caiu na última curva antes da chegada e Maria Eduarda ficou com o segundo lugar. Nicole conseguiu fazer sua motocicleta pegar a tempo de disputar a terceira colocação, mas foi ultrapassada por Priscila que havia assumido a quarta colocação em cima de Marina Azevedo na última curva. Marina fechou o pódio na quinta colocação.

Cristiele Delgado

Cristiele Delgado

 Lucas Basso vence e aumenta vantagem na liderança da VX2
Nos últimos dois anos a disputa da categoria VX2 tem sido a mais aguardada por todos os lugares que o circo do Gaúcho de Velocross tem desembarcado, isso porque os pilotos Lucas Basso (Gentil), Mateus Basso (Gentil) e Jordan Martini (Santa Maria) tem feito desta a mais disputada dos últimos anos, em São Lourenço do Sul isso não foi diferente. Na largada Mateus e Lucas assumiram a ponta com Jordan em terceiro, antes de abrir a primeira volta Jordan fez uma ultrapassagem espetacular em cima de Lucas e partiu para cima de Mateus. A disputa foi intensa até a oitava volta quando Jordan errou e saiu para fora da pista, com isso Lucas voltou ao segundo lugar. A pressão de Jordan voltou nas duas últimas voltas mas os irmãos Basso souberam neutralizar os ataques do piloto de Santa Maria. Na última curva Lucas ultrapassou Mateus e venceu a categoria para aumentar a sua vantagem no campeonato. Jordan, Eloi Júnior (Santa Maria) e Júlio Wesslig (Eneas Marques/PR) formaram o pódio.

Lucas Basso

Lucas Basso

Vitória de Douglas Carvalho na 230cc Pró
Considerada uma das categorias nacionais mais disputadas do campeonato, a 230cc Pró teve uma prova muito equilibrada. Na largada Joel da Costa (Ciriaco) saiu na frente com o líder da categoria, Douglas Carvalho (Vera Cruz), em segundo. Cristhofer Meert (Vera Cruz) veio na mesma balada dos líderes e assumiu a segunda colocação. Qualquer erro poderia mudar completamente o panorama da prova e não apenas no primeiro pelotão. Douglas Carvalho mostrou que não é líder da categoria por acaso e com um ritmo forte assumiu a liderança da prova para vencer a terceira consecutiva. Joel da Costa, Meert, Emerson da Silva (Gramado Xavier) e Júlio Schuck (Pantano Grande) formaram o pódio da categoria.

Douglas Carvalho

Douglas Carvalho

Eloi Cavalheiro Júnior vence a Intermediária VX1
Com mais uma vitória de ponta a ponta Eloi Cavalheiro Júnior manteve a liderança da categoria Intermediária VX1. Na largada Weslen e Clemomenes Gomes (Camaquã) saíram forte, mas Juninho conseguiu assumir a ponta da prova nas primeiras curvas. Júlio Wessling (Eneas Marques/PR) imprimiu ritmo forte e chegou a segunda colocação. Felipe Pick sofreu uma queda e teve que correr atrás do prejuízo para entrar novamente no primeiro pelotão. No final Cleomenes, Pick e Emersom Bergmann (Pelotas) completaram o pódio.

Elio J

Elio Júnior

Felipe Deloss fatura a Nacional Força Livre
Joel da Costa (Ciriaco) e Felipe Deloss (Lajeado) foram os grandes nomes da categoria Nacional Força Livre. Na largada Joel assumiu a ponta com Deloss em segundo, Casemiro Socowiski Neto (Rio Grande), Júlio Shuck (Pantano Grande) e Endrew Bom Reis (Rio Grande) formaram o primeiro pelotão. Deloss assumiu a ponta da prova, mas Joel conseguiu dar o troco uma volta depois. O ritmo dos dois foi intenso e muito equilibrado, tanto que os tempos eram muito parecidos. Cravando a volta mais rápida (0:57.097) Deloss assumiu de vez a liderança da prova para vencer mais uma vez a categoria. Douglas Carvalho (Vera Cruz), Cristhofer Meert (Vera Cruz) e Jocemar Magni (Estrela) formaram o pódio da categoria.

Felipe Deloss

Felipe Deloss

Vitória de Mateus e dobradinha da família Basso na VX Pró
A categoria VX Pró fechou o domingo recheado de emoções em São Lourenço do Sul. A disputa da última prova fechou com sucesso a quarta etapa do campeonato. Na largada Rodrigo Volcan (Pelotas) assumiu a ponta da prova e agüentou a pressão de Mateus Basso (Gentil), Lucas Basso (Gentil) e Jordan Martini (Santa Maria). Assim que superaram Volcan a briga pela vitória ficou intensa, tanto que na sexta volta quando tentava diminuir a vantagem dos líderes Jordan sofreu uma queda espetacular que o deixou de fora da prova. À partir daí Mateus e Lucas, que cravou a volta mais rápida da pista (0:54.882), puderam andar com mais tranqüilidade para fechar mais uma vitoriosa dobradinha. Volcan, Júlio Wessling (Eneas Marques/PR) e Emerson Bergmann (Pelotas) formaram o pódio da categoria.

Mateus Basso

Mateus Basso

Pódio VXPró

Pódio VXPró

O campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross volta as pistas nos dias 18 e 19 de julho na cidade de Dona Francisca quando será realizada a quinta etapa.

O campeonato Gaúcho de Velocross 2015 tem o patrocínio máster da RINALDI, IMS e apoio da MCR, Racing, Farover, Mormaii Knee Breace, Artemoto, Works Suspensões, M3 Parts Racing, Líder MX, Moto Style, CTLS – Centro de Treinamento Leandro Silva, Rádio Cross, MundoCross e Jornal O Podium.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly