Borilli regional de veloterra tem etapa de luxo em Marques de Souza
Por Silvio Bilhar | Fotos por Silvio Bilhar | 11 de julho de 2015 - 18:53
A 4ª etapa do Borilli regional de veloterra em Marques de Souza ocorreu no dia 28 de junho na pista na parte central do município. Os duelos já começaram quentes com a VX1 o duelo principal que durou toda a bateria, foi entre Ricardo Mello, O Moranguinho e Felipe Pick que andaram colados durante toda a prova chegaram a trocar de posição mas a vitória ficou com Moranguinho, Pick foi 2º com David Chaparini em 3º, Jorge Neto em 4º e João Lira completando o pódio.
A Serrana Nacional entrou em seguida com Leandro Folé e Cristiano Fochesato largando em alto estilo. Folé não teve sossego, pois, Cristiano pressionou nas voltas iniciais. Folé aos poucos abre boa vantagem até a quadriculada. Vagner Sivieiro largou e chegou em 3º seguido de, Jonas Giacomelli e Marcos Lorenzetti no pódio.
Na 55cc, Thiago Santin largou na frente com Gabriel Bilhar em 2º. Na pressão, Santin cai e perde posições, com isso Bilhar assume a liderança para vencer a categoria. Santin fez prova de recuperação chegando em 2º lugar. Augusto Wening chegou em 3º, Robert Godinho e Gustavo Maldaner no pódio.
Em seguida a 65cc teve a fera João Pedro Roncatto largou bem, Léo Júnior foi 2º e Airon o 3º. Roncatto abre grande vantagem até a vitória. Léo foi 2º seguido de Thiago Santin, Lucas Zalamena e João Pedro Bandeira na 5ª colocação.
A prova da Estreante Importadas, ficará para sempre na memória de Michel Fiel, O Bidú. O piloto de Encantado andou pela 1ª vez com moto importada, Largou na ponta com Alan Brenner em 2º, Luis Pedro Dorigon em 3º, Juliano Vilguen completando o pelotão principal. Michel se mantém na ponta, mas o duelo do segundo lugar fica acirrado com a ultrapassagem de Dorigon. Michel recebe a quadriculada com Dorigon chegando em 2º, Juliano, Alan e Andrios Capitani também subiram no pódio.
Por sua vez a Nacional Novatos teve Miguel Casaril largando em 1º seguido de Guilherme dos santos e Dione Ramos. Ainda tivemos Marcos Weizzemann e Cristiano Fochesato no pelotão principal. Casaril não abre mão da liderança e vence de ponta a ponta, as demais posições duelam com muitas alternativas. Marcos chega em 2º, Guilherme em 3º com Cristiano em 4º e Eduardo Dessoy completaram o pódio.
A Promocional até 200 entrou na pista com Vinícius Hermes fazendo o hole shote. Vitor Hermes vem logo atrás seguido de Ederson Schneider e Willian Almeida completando a volta inicial. Vindo de trás, em prova de recuperação, Lucas Turatti que largou mal, em 3 voltas já figura entre os três primeiros. Vinícius se mantém na ponta, mas na 5ª volta Turatti encosta e logo assume a liderança. Em 3º no campeonato, Tiago Brenner se encontrava entre os cinco primeiros, cai perdendo posições. Turatti vence e se mantém líder, Willian vem em 2º, Vinícius em 3º. Carlos Birck chega em 4º com Willian Maia completou o pódio.
Pela categoria 4 tempos Gabriel Freitas larga na ponta superando a fera, Alex Alarcon líder do campeonato. Bem próximo e esperando um erro, vem Leandro Folé. Gabriel anda muito, surpreende o líder Alex que chega em 2º lugar. Folé, Emerson Rafael e Diego Lazzari completam o pódio.
David Chaparini foi o piloto da vez na Serrana Importada, o piloto de Nova Bassano, largou na ponta, seguido de perto por Roberto Ruy e Tiago Barbizan. Leonir Zalmena e Lucas Giuriati logo em seguida. Chaparini não erra vencendo a prova de ponta a ponta. Vindo de trás em prova de recuperação, Ivair Saurin chegou em 2º, Ruy em 3º com Tiago e Leonir nas últimas peças do pódio.
Largando em 4º lugar, Marcos Weeizermann buscou a cada volta posições importantes para na reta final assumir a liderança e vencer a prova. Em 2º chegou Eduardo Dessoy, o 3º na volta inicial, em 3º chegou Leonardo Turatti que buscou três colocações durante a prova. Já a 4ª posição no pódio foi ocupada por Dione Hames, que largou na ponta e assim ficou por mais de meia bateria. O 5º no pódio, Nando Lanzini, posição da largada. Gustavo Wenning largou bem, mas caiu na 2ª volta chegando em 6º na etapa somando 15 pontos da Nacional 230.
Jorge Moreira Neto anda impossível no campeonato da Intermediária. Venceu 3 das 4 etapas e em Marques de Souza, não deu moleza largou na frente vencendo de ponta a ponta. João Marcos Lira e Leandro Folé duelaram por mais de meia prova pela vice – liderança. Folé levou a melhor. Folé chega em 2º com João na 3ª posição. Ivan Azevedo se manteve em 4º do começo ao fim e David Chaparini chegou em 5º.
A 230 Pró é uma das mais fortes em motos nacionais, com as maiores feras do circuito disputando o pódio. Gabriel Freitas veio de Barros Cassal para surpreender, largou na ponta na frente de Emerson Silva, Antônio Paula, Willian Lenz e do líder Simão Dalberto. Pilotos do bloco principal. A fera Alex largou mal. Gabriel abre e com paciência se isola na liderança. Gabriel vence a 2ª da tarde seguido de Emerson, De Paula, Simão e Gustavo Wenning.
A VX3 teve Fabrício Ferrari vencendo a etapa superando Roberto Ruy que lidera isolado o campeonato e Leonir Zalamena ficando na 3ª colocação, ele que é vice – líder do Borilli veloterra.
Por sua vez, a VX2 teve o duelo entre as feras Felipe Pick e Fernando Dieter do começo ao fim. Felipe vence e iguala em pontos na liderança com Fernando que chegou em 2º e soma também 89 pontos. Andrios Capitani chegou em 3º com Augusto Pompermeier em 4º lugar.
Participando em todas as etapas do veloterra, a categoria Trilheiros, teve João Paulo Salami de Nova Bréssia largando na frente e vencendo de ponta a ponta. No pódio ainda subiram Guilherme Sivieiro, Márcio Graff, Mateus Finatto e Douglas Frolich.
Largando na frente, Márcio Alarcom venceu sua 3ª prova em 4 disputadas. Alarcom largou na ponta e assim ficou. Ademir Tempass chegou em 2º após superar na pista o amigo Paulo Kapes, o 2º na largada. Paulo chegou em 4º lugar, João Ademir Zalamena foi 3º e Marco Farias subiu em 5º no pódio.
A última bateria da etapa, a Força Livre Nacional teve o hole shote de Alex Alarcom que se manteve na frente dando o ritmo da prova. Jocemar Magni que largou no pelotão da frente assumiu a você – liderança na 2ª volta e se manteve assim ato final. Já Antônio Carlos Paula, o 5º na largada ultrapassou Ricardo Gusberti e chegou em 3º. Diego Lazzario e Ricardo completaram o pódio. Dia 12 tem etapa em Vista Alegre do Prata.
Comentários
Sílvio Bilhar Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.