AMA Motocross 2015 – 10ª etapa – Unadilla

Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 10 de agosto de 2015 - 18:26

A tradicional e lendária pista de Unadilla foi o palco da décima etapa da temporada, sendo marcada com o retorno de Dean Wilson as pistas, o retorno de Justin Bogle após a lesão em Hangtown e sua estreia na categoria principal e a estreia estilosa de Shaun Simpson no campeonato norte americano. A reta final do AMA Motocross 2015 começou e enquanto a categoria 450MX parece já estar semi definida, a 250MX ainda está longe de ser determinada.

Christian Craig

Christian Craig

Moto 1 da categoria 450MX

Apesar de uma vantagem de 79 pontos na liderança do campeonato, Ryan Dungey se recusa a tirar a mão do acelerador. Na primeira bateria de Unadilla, Dungey deixou Justin Brayton, que faturou o holeshot, para trás logo na primeira curva e disparou na frente para fazer uma corrida tranquila e sem concorrência, conquistando sua quinta vitória nas últimas sete baterias.

Justin Bogle, que lesionou o ombro na abertura do campeonato em Hangtown na categoria 250MX, retornou neste sábado e estreou na categoria principal no lugar de Eli Tomac. Mesmo tendo confessado não esperar muito de seus resultados e um pouco enferrujado, Bogle não pareceu afetado pela lesão no começo da bateria, segurando a pressão de Trey Canard na terceira posição durante boa parte da corrida até que caiu para a décima posição. Canard terminou na terceira posição do pódio, seu primeiro depois de perder oito etapas da temporada.

Justin Bogle, Daniel Herrlein e Trey Canard

Justin Bogle, Daniel Herrlein e Trey Canard

Shaun Simpson deu um show na primeira corrida do AMA Motocross em sua carreira. O escocês, que veio fresco de uma dobradinha na primeira posição em Lommel, terminou em quarto na primeira bateria.

Desde que voltou de sua lesão, Justin Barcia vem incomodando e atrapalhando os planos de Ken Roczen. Bambam terminou na segunda posição e ganhou pontos importantes para se firmar na segunda posição no campeonato, depois que o alemão caiu na primeira curva envolvido no acidente de Christophe Pourcel, terminando a corrida em 16º enquanto o francês terminou em 23ª posição.

Em sua primeira corrida desde que rompeu os ligamentos do joelho em Janeiro, Dean Wilson terminou a bateria na 11ª posição.

Resultados da Moto 1 da 450MX em Unadilla

1- Ryan Dungey

2- Justin Barcia

3- Trey Canard

4- Shaun Simpson

5- Fredrik Noren

6- Broc Tickle

7- Jason Anderson

8- Andrew Short

9- Josh Grant

10- Justin Bogle

Moto 2 da categoria 450MX

Quem faturou o holeshot da bateria foi Justin Bogle, mas acabou caindo no começo da corrida, completando apenas oito voltas e terminou em 36º.

Dungey deu mais um passo em direção ao seu terceiro campeonato na categoria 450MX, fazendo uma dobradinha na primeira posição após uma vitória dramática sobre Ken Roczen na segunda bateria.

Ninguém avisou ao atual campeão da categoria que o campeonato está presumidamente terminado. Roczen se recuperou do acidente na primeira bateria e chegou na segunda posição para pressionar o atual líder da categoria pela maior parte da segunda metade da corrida. Roczen tentou alcançar Dungey na última volta, mas perdeu o ritmo embaixo de uma subida e terminou na segunda posição.

Ken Roczen

Ken Roczen

Protagonista principal do acidente na primeira curva da primeira bateria, Christophe Pourcel, também se recuperou na segunda bateria e terminou tranquilo na terceira posição, na frente de Barcia. Weston Peick, Trey Canard, Blake Baggett, Shaun Simpson, Broc Tickle e Dean Wilson completaram os dez primeiros colocados da bateria.

Com a vitória, Dungey aumentou sua pontuação para 79 pontos de vantagem. Restando cerca de 100 pontos até a última etapa, se Dungey manter o ritmo, ele pode faturar o campeonato depois da primeira bateria na próxima semana em Utah.

Com seu resultado na primeira bateria, Shaun Simpson terminou em quarto no geral.

Resultados da Moto 2 da 450MX em Unadilla

1- Ryan Dungey

2- Ken Roczen

3- Christophe Pourcel

4- Justin Barcia

5- Weston Peick

6- Trey Canard

7- Blake Baggett

8- Shaun Simpson

9- Broc Tickle

10- Dean Wilson

Resultados do Overall da 450MX em Unadilla

1- Ryan Dungey

2- Justin Barcia

3- Trey Canard

4- Shaun Simpson

5- Ken Roczen

6- Broc Tickle

7- Weston Peick

8- Blake Baggett

9- Josh Grant

10- Dean Wilson

Classificação da 450MX do AMA Motocross 2015 após 10 etapas

1- Ryan Dungey – 450 pontos

2- Justin Barcia – 371

3- Ken Roczen – 358

4- Blake Baggett – 297

5- Christophe Pourcel – 267

6- Jason Anderson – 263

7- Broc Tickle – 253

8- Weston Peick – 223

9- Phil Nicoletti – 209

10- Fredrik Noren – 206

Pódio das 450MX em Unadilla.

Pódio das 450MX em Unadilla.

Moto 1 da categoria 250MX

Enquanto a situação na categoria principal parece já tomar formas, na categoria 250MX a questão muda de figura. É difícil manter a paciência quando seu maior rival pelo título está sem aproximando. Mas isso não é novidade para Jeremy Martin, que já esteve nessa posição antes e conseguiu usar sua experiência durante uma briga pelo campeonato do ano passado, da qual ele saiu vitorioso, e manteve a calma durante uma batalha intensa na primeira bateria em Unadilla.

Joey Savatgy e Jeremy Martin

Joey Savatgy e Jeremy Martin

Joey Savatgy, que teve sua pior performance da temporada há duas semanas em Washougal, superou Christian Craig e faturou o holeshot. Separados por apenas quatro pontos, Martin e Marvin Musquin estavam entre os cinco primeiros colocados no começo da corrida. O francês foi o primeiro a cair e perdeu algumas posições.

Apesar de sofrer forte pressão do líder do campeonato, Savatgy se manteve firme, liderando mais da metade da corrida. Martin manteve a calma, tentando diversos traçados para tentar assumir a liderança da bateria, mas só conseguiu no final da corrida.

Musquin era um dos favoritos para dominar a pista de Unadilla, que tem um estilo bem europeu, não conseguiu encontrar um ritmo e caiu tentando ultrapassar Chris Alldredge. Com a vitória, Martin conquistou sete pontos de vantagem sobre o francês e ampliou a liderança para 11 pontos.

Savatgy terminou em segundo, seguido por Alldredge, Musquin e Craig.

Resultados da Moto 1 da 250MX em Unadilla

1- Jeremy Martin

2- Joey Savatgy

3- Chris Alldredge

4- Marvin Musquin

5- Christian Craig

6- Jessy Nelson

7- Shane McElrath

8- Alex Martin

9- Zach Osborne

10- Mitchell Oldenburg

Moto 2 da categoria 250MX

Não tem sido o melhor ano para o team green da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki no AMA Motocross. Depois de algumas etapas no começo da temporada, Adam Cianciarulo se lesionou. Arnaud Tonus não conseguia ficar saudável e perdeu nove de dez etapas. Tyler Bowers operou a coluna e ainda não voltou as competições. Chris Alldredge teve problemas para manter sua consistência em sua temporada de novato e por mais que Joey Savatgy tem tido bom desempenho, ele ainda precisa vencer uma bateria. Mitch Payton tem padrões elevados e ele espera vencer.

E foi dada a largada!!!

E foi dada a largada!!!

Com um segundo lugar na segunda bateria, Savatgy encerrou a seca da equipe e faturou a vitória no geral, superando Musquin e Martin. Foi a primeira vitória, no SX e MX, para a equipe em 2015 e a primeira da carreira de Savatgy.

A corrida pelo título 2015 da categoria teve mais altos e baixos. Depois da vitória na primeira bateria, Martin saiu com 11 pontos de vantagem sobre Musquin e acabou perdendo essa vantagem na segunda bateria em Unadilla.

As largadas de Jeremy Martin não tem sido as melhores do ano e novamente foram um problema na segunda bateria em Unadilla. Fora dos dez primeiros colocados, o líder da temporada só conseguiu se recuperar até a quinta posição, deixando a porta aberta para Musquin, que precisou brigar com Cooper Webb antes de passar Savatgy para assegurar a vitória da bateria. Restando apenas duas etapas na temporada, a liderança de Martin é agora de apenas dois pontos.

Webb teve a chance de roubar alguns pontos para o colega de equipe enquanto deu trabalho para Musquin assumir a liderança no final da bateria, mas acabou caindo restando duas voltas para cruzar a linha de chegada e deixou o caminho livre para o francês. Webb terminou em 23º.

Aaron Plessinger teve seu primeiro pódio de bateria, terminando a bateria na terceira posição, duas semanas depois de conquistar seu primeiro pódio geral em Washougal.

RJ Hampshire e Jordon Smith chegaram a ocupar a segunda e terceiras posições por um período, mas caíram em momentos diferentes e terminaram em sétimo e 18º, respectivamente.

Resultados da Moto 2 da 250MX em Unadilla

1- Marvin Musquin

2- Joey Savatgy

3- Aaron Plessinger

4- Jessy Nelson

5- Jeremy Martin

6- Alex Martin

7- RJ Hampshire

8- Shane McElrath

9- Matt Bisceglia

10- Christian Craig

Resultados da Overall da 250MX em Unadilla

1- Joey Savatgy

2- Marvin Musquin

3- Jeremy Martin

4- Jessy Nelson

5- Alex Martin

6- Shane McElrath

7- Christian Craig

8- Aaron Plessinger

9- Matt Bisceglia

10- RJ Hampshire

Pro Circuit com Joey Savatgy no pódio em Unadilla.

Pro Circuit com Joey Savatgy no pódio em Unadilla.

Calendário do AMA Motocross 2015

15 de Agosto de 2015 – 11a etapa – Utah – Tooele, Utah

22 de Agosto de 2015 – 12a etapa –  Indiana – Crawfordsville, Indiana

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly