Piloto Geração/Yamaha é campeão antecipado do Brasileiro de Rally Baja 2015

Por Jess/Sílvio Bilhar | Fotos por Doni Castilho/Luciano Santos / D Fotos | 11 de novembro de 2015 - 19:34

O catarinense Ricardo Martins, piloto da equipe Yamaha Grupo Geração, se consagrou campeão do Brasileiro de Rally Baja 2015 com uma rodada de antecedência. O atleta conquistou o título neste domingo, 8, em São Manuel, São Paulo, durante o Rally Rota Sudeste, válido pela sétima das oito rodadas do campeonato.
Martins dominou a competição à bordo de uma Yamaha YZ 450F. Foi o melhor piloto da categoria Production Aberta e também o melhor da classificação Geral (na qual não há divisão de categorias, ou seja, ele foi o melhor piloto entre todas as motos inscritas no campeonato).

RIC MART

Ricardo Martins leva o título Brasileiro de Rally Baja 2015 por antecipação. Foto Luciano Santos

“São dois títulos (na categoria e na geral) inéditos na minha carreira. Já estava feliz pelo título da Production Aberta (conquistado na quinta rodada), e agora este troféu na Geral me deixa ainda mais contente. Este é meu segundo ano de rally baja, e ser campeão contra grandes nomes é algo muito gratificante. Corri neste fim de semana com cautela, pensando apenas em garantir o título. Deu certo. Agradeço muito a todos da equipe“, disse o campeão.
O catarinense venceu três das sete provas já realizadas: Baja Jalapão, Serra Azul e Rota SC, e agora vai para a rodada final – Rally dos Amigos -, nos dias 12 e 13 de dezembro, com as taças no armário.

martins_DoniCastilho-1601

Ricardo Martins, ao centro, comemora com a equipe de apoio fotografada por Doni Castilho

Os campeonatos de rally têm diversas categorias (Super Production, Production Aberta, Marathon, Over40, Quadriclos, entre outras). Cada categoria tem sua característica, que pode ser idade, cilindrada de moto/quadri, nível técnico, etc. Porém, além da disputa dentro de cada categoria, os pilotos competem para ver quem é o melhor “na Geral”, ou seja, entre todos os competidores, independente da categoria na qual estão inscritos. Por isso, um piloto pode ganhar dois títulos na temporada, sendo um na categoria e outro na Geral. Exatamente como fez Ricardo Martins.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.

Desenvolvido por GetFly