Toby Price vence primeira prova do Mundial de Rally Cross Country em Abu Dhabi

Por Mariah Morgado | Fotos por Red Bull KTM | 07 de Abril de 2016 - 20:00

O campeão do Rally Dakar 2015, Toby Price, estreou a temporada 2016 com vitória. O australiano piloto oficial da equipe de fábrica da KTM foi o vencedor do Desert Challenge, etapa de abertura do Campeonato Mundial de Rally Cross Country em Abu Dhabi. Ainda foi uma etapa de comemoração para a KTM que teve Sam Sunderland na segunda posição do pódio do final de semana. Pablo Quintanilla da Husqvarna ficou em terceiro no geral.

Price-helmet

Price foi o piloto mais rápido do prólogo de sábado e venceu os primeiro e quinto estágios. Tanto ele quanto Sunderland ficaram entre os três primeiros ao longo dos cinco estágios do evento.

A espanhola, Laia Sanz, terceiro componente da equipe austríaca, terminou em sexto lugar no geral apesar de ter sofrido nos últimos dias da etapa com a mão dolorida e cheia de bolhas.

Foi uma semana em que o rally teve o deserto como paisagem. Foram cinco dias pilotando nas dunas de areia amarela que deixavam visíveis os rastros dos pilotos da dianteira, desafiando os talentos de navegação dos competidores, o que são habilidades de tamanha importância e fator decisivo na modalidade. Por causa disso, o rally foi desenvolvido em forma de táticas de batalha nas quais o vencedor de um estágio recebia a tarefa de abrir a pista, onde os pilotos que viessem atrás poderiam seguir com facilidade mas marcas de pneus nas dunas de areia.

Price-jumps

Embora o britânico, Sam Sunderland, talvez esteja acostumado com as condições locais porque ele mora e tem sua base em Dubai, foi a primeira incursão de Price nas areias macias do Deserto Liwa no Estado do Golfo, o que provou ser muito diferente do estilo de corrida de deserto que ele se especializou na Australia.

O último dia foi com certeza o mais difícil e o resultado final estava bem aberto e poderia ter ocorrido de qualquer maneira para qualquer um dos três primeiros pilotos colocados. “Hoje foi uma corrida do início ao fim e nós estávamos realmente forçando até a chegada. Isso é o que eu mais gosto e eu tive que trabalhar duro para isso. Nós estávamos acelerando tudo. Agora só precisamos continuar assim.” Price comentou na chegada.

Foi um resultado importante para os dois pilotos, principalmente para Sunderland que ficou em segundo no campeonato mundial da temporada passada atrás de Matthias Walkner, piloto de fábrica da KTM, que ainda está se recuperando de uma lesão que sofreu em Janeiro durante o Dakar. Sunderland quebrou o fêmur enquanto estava em segundo colocado no Dakar e seu retorno bem sucedido as corridas no Desert Challenge confirmou que ele esta completamente em forma novamente.

Sunderland concordo que os primeiros 100km do últim dia foram difíceis. “Mas no final, foi 1º e 2º com Toby e eu e tudo correu bem, mesmo que tenha sido bem complicado no último dia. A equipe foi ótima a semana toda e a moto estava maravilhosa. Agora nós temos que fazer isso tudo de novo na próxima etapa no Qatar.” Sunderland disse e ainda completou: “O que foi realmente importante para mim foi que tudo estava bem com minha perna lesionada e que agora já conquistamos o primeiro evento.” Os três pilotos da KTM competiram com uma KTM 450 RALLY de fábrica.

Eles agoram têm uma semana de intervalo antes de seguir para o Sealine Rally nos arredores do Qatar, uma corrida que será em condições bem diferentes. Vai levar os competidores quase que completamente fora da areia e para solo rochoso onde será necessário que sejam rápidos e alertas, principalmente com suas habilidades de navegação.

Resultados do 5º estágio do Desert Challenge 2016

1. Toby Price (AUS), KTM, 2:48:17 h
2. Sam Sunderland (GBR), KTM, +2:09 min
3. Pablo Quintanilla (CHI), Husqvarna, +6:08
4. Pela Renet (FRA), Husqvarna, +11:53
5. Helder Rodrigues (POR), Yamaha, +12:49

Classificação Final do Desert Challenge 2016

1. Price, 18:18:24 h
2. Sunderland, +2:11 min
3. Quintanilla, +3:23
4. Mo. Al Balooshi (UAE), KTM, +38:38
5. Renet, +29:30

Calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross Country 2016:

1a etapa – 2 a 7 de Abril – Abu Dhabi Desert Challenge

2a etapa – 17 a 22 de Abril – Sealine Cross Country Rally

3a etapa – 08 a 15 de Maio – Rallye des Pharaons

4a etapa – 002 a 07 de Junho – Sardegna Rally Race

5a etapa – 28 de Agosto a 04 de Setembro – Atacama Rally

6a etapa – 01 a 07 de Outubro – Rallye OiLibya du Maroc

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly