Marca CZ retornará ao cenário do motocross após 30 anos em Loket

Por Mariah Morgado | Fotos por MXGP | 20 de julho de 2016 - 23:21

Depois do retorno épico da Husqvarna em 2014, agora a marca CZ irá retornar ao cenário do motocross depois de 30 anos.

A sociedade Ítalo-Eslovaca M.C.F.cz, s.r,o. que tem o quartel general em Slusovice, na República Tcheca, é a dona da marca CZ. Alessandro Ferrari que é o dono da companhia e um grande fã de motocross preparou uma moto 300cc dois tempos com a marca CZ para competir o Campeonato Europeu EMX300 em Loket no final de semana.

A moto tem tecnologia italiana e foi finalizada na República Tcheca com componentes tchecos.

Domenik Prochaska

Ente os anos de 1958 e 1983, a marca CZ esteve no Campeonato Mundial de Motocross com a equipe oficial Team ČZ Strakonice. A CZ era muito forte com as dois tempos, mas a companhia começou com as quatro tempos em 1958, sem sucesso.

Os pilotos de fábrica CZ conquistaram um total de 7 títulos mundiais: Nas 250cc, o belga Joel Robert venceu três títulos em 1964, 1968 e 1969 e um título foi vencido pelo russo Victor Arbekovem 1965. Nas 500cc, três títulos foram vencidos pelo piloto alemão, Paul Friedrichs. Então em 1985, a equipe tcheca composta por Antonin Baborovký, Jiri  Churavý, Miroslav Novacek  e Zdenek Velky venceu o Motocross des Nations e esse foi o maior sucesso para a República Tcheca no motocross.

A última vez em que uma moto CZ competiu no Campeonato Mundial de Motocross foi em 1985 no Grand Prix dentro de casa em Holice. A produção da moto parou em 1991.

Naqueles anos, grandes nomes como Roger de Coster, Gaston Rahier, Sylvain Geboers, Jaroslav Falta, Miroslav Soucek, Vlastimil Valek, Petr Buono, George Stodůlka, Otakar Toman, Vladimir Kavínová, Guennadi Moisseev e muitos outros pilotaram uma moto CZ.

Dave Bickers3

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly