Rally dos Amigos encerra campeonato em percurso inédito

Por Isis Moretti | 12 de dezembro de 2016 - 20:37

Pilotos e navegadores se despediram de mais uma temporada do rali nacional. Neste sábado, 10, foi realizado o 19º Rally dos Amigos, que pela primeira vez montou acampamento na cidade de Botucatu, SP. A competição valeu pela 13ª e última etapa do campeonato Brasileiro de Rally Baja.

Às 9h10, a primeira moto (o piloto Ramon Sacilotti), deu início ao Rally dos Amigos. A largada aconteceu no Shopping Botucatu, e a 2 quilômetros dali, estava a largada do trecho cronometrado, que teve 130 quilômetros e foi totalmente inédito. “Passamos por uma região que até hoje não havia sido aproveitada para um rali. Foi um roteiro novo e que trouxe muitos desafios nesta decisão de campeonato”, falou o diretor de prova Du Sachs. O certame passou por propriedades destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar e eucaliptos.

Choveu bastante nos dias que antecederam o evento e isso não foi novidade para ninguém. Na madrugada de sábado ainda teve mais chuva, o que ajudou a incrementar os obstáculos de terreno. Assim, além das piçarras, cascalhos, lombadas e valetas, os off-roaders precisaram tomar cuidado com as poças d’água que se formaram, mas, principalmente, com o terreno liso, que exigiu cuidados da pilotagem, sobretudo, nas curvas. “Nas condições que estava o terreno, tudo representa perigo, por isso, precisamos ser bem cautelosos para não pegar os tocos de árvores que havia pelo caminho e as troncos das encostas das trilhas”, declarou o piloto Hugo Rodrigues.

Pódio formado

Nas motos, o piloto Júlio Cesar Zavatti venceu na categoria Motos. Ele voou baixo na especial e fez o tempo de 02h04min17s – uma vantagem de 04min03s para o segundo colocado, Alvaro Amarante Almeida. Em terceiro lugar, ficou Ramon Sacilotti. “O chão estava bem liso, então andei com segurança e obtive uma boa performance; o que para mim me surpreendeu, pois estou sem ritmo de disputa”, contou ele, que este ano não fez o campeonato completo, tendo participado apenas do Rally dos Sertões. “É gratificante e motivador terminar 2016 com uma vitória, destacando que meus concorrentes são grandes feras do esporte”, completou Zavatti.

Entre os quadriciclos, o francês Jérémy Dubois foi o primeiro colocado. Tão embora ele já tivesse sagrado-se campeão brasileiro da categoria por antecipação, ele quis fechar a temporada com chave de ouro e faturou a etapa na marca de 02h09min14s. Na segunda posição veio João Del Nero, seguido por Ricardo Cecon. “Foi uma prova bem técnica. O solo estava com lama e me sujei bastante. Foi um ano muito bom para mim”, comentou Dubois.

O piloto Maurício Neves foi o campeão pela categoria UTVs. “Essa foi a melhor edição da história do Rally dos Amigos. Prepararam um trajeto bem técnico, com alto nível de dificuldade, e, ao contrário das outras disputas, o chão estava bem alternado, ora liso, ora seco, passamos por eucaliptos e belas paisagens. Acredito que meu desempenho nesta temporada foi quase perfeito, pois não participei da etapa do Jalapão”, salientou Neves. Bruno Varela e Erik Evandro Donatto vieram nas segunda e terceira posições, respectivamente.

No lado social, o Rally dos Amigos arrecadou 170 cestas básicas que serão doadas a uma instituição caridade.

Resultado – 19º Rally dos Amigos

Categoria Motos

1º Julio Cesar Zavatti, 02h04min17s
2º Alvaro Amarante Almeida, 02h08min21s
3º Ramon Sacilotti, 02h10min10s
4º João Fellipe Cachorrão, 02h11min14s
5º Luiz Fernando Menuzzo, 02h12min00s

Categoria Quadriciclos

1º Jérémy Dubois, 02h09min14s
2º João Nero, 02h19min04s
3º Ricardo Cecon, 02h19min56s

Categoria UTVs

1º Maurício das Neves, 02h01min12s
2º Bruno Varela, 02h03min21s
3º Erik Evandro Donatto, 02h04min50s
4º André Hort, 02h05min34s
5º Marcelo Mistrorigo, 02h10min50s

O 19º Rally dos Amigos tem patrocínio de Can Am e FD Estandes e Displays. Apoio de Shopping Botucatu e Romagnolli Eventos

*assessoria do evento

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Desenvolvido por GetFly