Enzo Lopes vence classificatória para o Loretta

Por Sílvio Bilhar/Sandra Souza | Foto por Gary Johnson/Arquivo Enzo Lopes | 01 de março de 2017 - 17:51

O piloto está em plena corrida por uma vaga no disputadíssimo campeonato Loretta Lynn, nas categorias Open Pro e 250A.  Depois de se classificar na primeira eliminatória da área Sudoeste no começo de fevereiro, Enzo participou no último fim de semana (25 e 26) de mais uma classificatória (área Noroeste) em Tulare, na Califórnia.

No sábado Enzo ficou com o primeiro lugar geral da categoria 250A, com parciais de 2-1, fazendo o melhor tempo de volta nas duas baterias.  No domingo, competindo pela primeira vez com uma moto KTM 350 SX-F, Enzo disputou as duas baterias da categoria Open Pro, para pilotos com motos de até 450 cilindradas.  Apesar de não ter conseguido fazer boas largadas, Enzo buscou a recuperação em ambas baterias, protagonizando belas disputas com o ponteiro e abrindo boa diferença para os demais competidores.  Enzo garantiu sua classificação com o segundo lugar na geral da categoria Open Pro, com parciais de 2-2 nas baterias.

“Ainda estou me adaptando à nova moto, treinei com ela apenas duas vezes antes de ir para a corrida.  Disputar a categoria Open Pro com uma moto de 350cc faz uma boa diferença, porque apesar da potência não ser muito maior que a da 250cc, você não precisa ser tão agressivo nas curvas, não precisa acelerar tanto como na 250cc”, comentou Enzo sobre a experiência de pilotar pela primeira vez uma moto de 350 cilindradas.

Sobre o Campeonato Loretta Lynn

O “Loretta” é a maior competição de motocross do mundo e acontece anualmente desde 1982 no Rancho da cantora country Loretta Lynn no Tennessee. O campeonato serve como base de lançamento para os maiores nomes do motocross e supercross profissional, como, por exemplo, Ricky Carmichael, Ryan Villopoto e Ryan Dungey. Seu sistema classificatório consiste, na primeira fase, de 57 provas (chamadas de classificatórias de área), e de 13 classificatórias regionais, de onde saem os melhores pilotos que conquistaram lugar no gate de largada do campeonato. Para garantir sua vaga no Loretta, o piloto precisa se classificar em pelo menos uma área e depois em uma regional, mas muitos pilotos competem em mais de uma classificatória de área e depois passam por mais de uma regional, já em preparação para os embates no Loretta.

No próximo fim de semana (4 e 5), Enzo participa de mais uma classificatória no Texas (área Centro-Sul), já a caminho de Daytona, Flórida, onde o piloto disputará o Campeonato Ricky Carmichael Daytona Amateur Supercross.  A competição, que está em sua oitava edição anual, acontece nos dias 12 e 13 de março, logo após a etapa de Daytona do AMA Supercross, na mesma pista idealizada por Ricky Carmichael, piloto 15 vezes campeão de Supercross.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.

Desenvolvido por GetFly