Erval Grande recebeu Gaúcho e Copa Norte de Velocross em dose dupla de emoção

Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 20 de julho de 2018 - 22:47

Após começar por São Gabriel, o Gaúcho de Velocross chega agora em Dona Francisca em sua 3ª etapa, mas não sem antes ter viajado até próximo da divisa de Santa Catarina na acolhedora Erval Grande. Foram duelos espetaculares e um susto que no final tudo acabou bem entre o acidente entre um piloto e um diretor da FGM que foi acidentalmente atropelado.  A etapa também contou com baterias da Copa Norte da modalidade. Veja como foram os duelos.

No sábado as categorias VX4 e VX5 entraram na pista com Luciano De Conto largando na frente seguido de Elizandro Costa, Márcio Alarcon, Elder Pirolli e Jocemar Magni.  na segunda volta, Alarcon erra e vai para o fundo da disputa, mas na ponta De Conto abria boa vantagem enquanto que Elizandro perde o foco na 3ª volta, perdendo também a vice-liderança para Jocemar que mais tarde sofreu a pressão de Elder Pirolli, O Neti qu acabou fazndo a ultrapassagem. De conto venceu na geral, mas pontuou em 1º na VX4, seguido de Neti,Jocemar,Elizandro e Everton Marchezan. Pela VX5 Neti foi 1º com Marchezan,Vanderlei Ribeiro,Claudiomiro Correa e Marcelo Barella subindo no pódio.

Na sequencia veio a 55cc o pilotinho de Frederico Westffalen Eduardo Camargo largando na frente deixando o pega para João Vitor Lazzarin e Victor Weizemann, duelo que durou 80% da bateria até Victor dar o bote fatal para chegar em 2º. Lazzarin chegou em 3º com Gabriel Freitas, e Leonardo Barcarollo, representando Erval Grande no “top Five” completando o pódio. Do município também tivemos a corajosa Maria Luiza da Luz que finalizou em 8º, numa corrida com inteligência e sem erros.

A Copa Norte começou com a Promocional, e quem se deu bem foi Guilherme Schimidt largando na ponta para vencer de ponta a ponta. Bernardo Palharin, Carlos Trezinski, Cristian Tonin e Andreias Dhremer que completaram o pelotão principal e se mantiveram do começo ao fim.

Na VX5, Giovane Pick largou na frente e trouxe consigo Amir Tenedine, Elder Pirolli, Edemar Púglia e Júlio Balzan. Essa foi a composição do pelotão principal na volta inicial. Amir fez corrida forte, segurando Neti por muitas volta e depois de duelar com Balzan, não teve mesmo êxito. Pick venceu de ponta a ponta, Balzan foi 2º com Amir em 3º, Neti o 4º e Júlio Bortoli o 5º na etapa.

Na Feminina Micheli Scchimidt levou a melhor seguida de Maria Dorneles e Letícia Bordin.

No domingo a Intermediária 230cc teve Gabriel da Silva largando bem, fazendo o hole shote com Jonas Costa, Diego Lazzari, Jader Martini e Adriano Brazuna compondo o pelotão principal. Gabriel acelera e abre grande vantagem, sem que ficasse longe dos olhos de Jonas Costa. Mais atrás Jader veio com tudo e na metade da prova buscava o 2º lugar. Jader tira diferença, mas Gabriel faz voltas rápidas para vencer e 2ª etapa. Jader veio em 2º, com Jader,Roger Júnior, Diego e Gustavo Wenning.

Na VX3 Nacional, Luciano De Conto fez uma largada perfeita seguido de Charles Oliveira, Márcio Alarcon e Jecemar Magni com Ronei Curzel fechando o pelotão inicial. A prova teve altos e baixos mas o destaque foi a recuperação extraordinária de Ronei que a cada volta buscava posições importantes. Márcio cai uma ou duas vezes no começo da prova  e não terminando a etapa. JÁ Ronei chegou a liderança para vencer. Rodrigo e Jocemar fizeram o duelo da tarde em todas as categorias, esse durou até a quadriculada quando Jocemar força a ultrapassagem por fora ates da chegada, ninguém tirou a mão e o diretor Tito foi atropelado por Jocemar. Ambos caíram feio, mas não passou de susto e prejuízos Materiais. Rodrigo foi 2º seguido de Jocemar,Charles e Luciano De Conto.

Em seguida a Intermediária MX2 veio com a vitória de ponta a ponta de Felipe Pick seguido d Mauro Brazaca que largou em 4º e buscou posições. Arthur Barcelos veio de trás e chegou em 3º com Cristhofer Meert largando em 5º e buscando uma posição. Tarso Vendrúsculo, chegou em 5º após largar em 2º na intermediária.

A VX4 importada também teve o domínio da fera Giovane Pick que venceu em cima do grande piloto Rodrigo Volcan, o 2º. Em 3º veio Júlio Balzan que nos dias 12 e 13 recebe o Gaúcho em Tupanciretã. Eduardo Duda Treviso foi 4º com Francielli Raimondi completando o pódio.

Dando continuidade a 230 pró teve Jader Martini largando na ponta com Alex Alarcon em 2º seguido de Edu Antônio Bazaca, Jonilson da Costa e Gustavo Wenning na mesma tocada. Na 3ª volta Brazaca enlouquece Alarcon que erra perdendo posições. Mais tarde, Jonilson que veio de traz ultrapassa Brazaca para ficar em 2º na etapa que Jader venceu de ponta a ponta. Brazaca foi 3º com Guto Campos em 4º e Mauro Brazaca Júnior na 5ª colocação do Pódio.A

65cc teve Hiago Dalla Valle largando na frente mas sendo penalizado pela direção. Pietro Pirolli era 2º com Otávio Zanata, Gabriel Bilhar e Bernardo Zílio em seguida. Na 2º volta Pirolli aparece na liderança e na 6º volta Zanatta tem problemas na máquina e Bilhar já é o 2º. A volta final foi surpreendente e emocionante com Bilhar encostando, Pirolli erra e Gabriel Bilhar vence a 2ª etapa do  gaúcho para o delírio do pai Marco Bilhar. Bernardo vem em 2º com Pirolli, Hiago e Luiz Fagundes.

A Intermediária VX1 (Copa Norte) e VX3 Importada andaram juntas. Na largada, a experiência de Rodrigo fala mais alto e ele largou na frente com Júlio Balzan e Felipe Mello. Mais atrás Arthur Barcelos e Giovane Pick. Nas voltas finais Volcan e Júlio andam lado a lado e Pick tira a diferença. Volcan venceu a VX3 com Balzan, Pick, Elieser Martins e Júlio Bortolli.

Já na Intemediária Copa Norte Arthur foi 1º seguido de Felipe, Ederson Gioty,Guilherme Augusto e Vinícius Bortolozzo.

Na FXF Nacional, Jordana Zuffo fez o hole shote com Angélica Laimer em 2º, Kamila Rocha em 3º, Stefani Dal Ri Gallas na sequência. Kamila estica o cabo, vai ao ataque e assume a ponta para vencer. Jordana, Michelli Schimidt, Stefani e Mariana Píccoli subiram no pódio.

Na VX2, Lucas Basso largou na frente com seu irmão Mateus logo em seguida, Mateus sofreu a pressão de Felipe Pick que assumiu a vice-liderança na 3ª volta. Lucas venceu a etapa de ponta a ponta com Pick, Mateus, Cássio Rosssi, e Juliano Mercali subindo no pódio.

A Júnior teve Thiago Santin fazendo o hole shote seguido de João Pedro Roncato que assumiu a liderança na primeira volta e depois levou o troco na 2ª. No meio da prova, Roncato perde terreno com o pneu furado. Enquanto que Gabriel da Silva fazia prova de recuperação. Gabriel assume a ponta na 5ª volta e segue até a quadriculada. Santin conquistou o 2º lugar com Kauê Benatto em 3º, Lorenzo Machado foi o 4º e e Henrique Palharini o 5º.

 

Na Força Livre Nacional, Alex Alarcon foi implacável, largando na ponta venceu a etapa de ponta a ponta. Num momento inicial duelou com Guto Campos, e na reta final com Dioy da Costa o 2º, mas que largou em 4º lugar. Alarcon,Dioy,Mauro Brazaca,Jonislson da Costa e Mateus da Costa subiram no pódio.

A VX1 Pró teve a supremacia de Leonardo Lizot que largou na frente e não vacilou, fez vitória do começo ao fim. Lucas Basso chegou em 2º após prova de recuperação ultrapassando Mateus Basso e Antônio Brazaca, o 2º na largada. Lizott, Lucas,Mateus,Juliano Mercali que sempre esteve no 1º pelotão e Antônio Brazaca em 5º no pódio principal.

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.

Desenvolvido por GetFly