Suor e queima de gorduras não é a mesma coisa !!!

19 de abril de 2010 - 20:00

Esta semana iremos falar de um assunto muito importante no que diz respeito com relação a atividade física, que ao contraio que nós pensamos que quando perdemos líquido, achamos que perdemos gorduras também. Isso não é verdade, e é ate prejudicial a saúde. Para os praticantes do Motocross e Off-Road em geral que estão acima do peso, a seguir vamos falar um pouco deste assunto.

Para muita gente correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura. Infelizmente isso não é verdade.

Suar não emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo de água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.

No verão as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez transpiram menos, graças a pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.

O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras.

Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.

O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.

Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.

Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e não estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia, pela manhã ou no final da tarde.

Se você deseja ‘queimar’ aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento, pois quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar.

Já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) são atividades ideais para isso.

No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, pode ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias).

A propósito, suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo.

Essa é mais uma dica da MX Personal Assessoria Esportiva, e espero que tenham gostado e que se praticavam exercícios desta maneira, que a partir de agora mudem seus hábitos !! Espero que tenham gostado e aproveitem !!

Boa sorte a todos !!

VINICIUS RADENZEV SIMÕES

Vinicius ‘Pernilongo’ Radenzev Simões é formado em Educação Física pela Unimep e Pós-graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Vinicius tem como experiência a passagem por diversas academias, tanto no interior como na cidade de São Paulo.

Vinicius já passou pelas diversas áreas da educação física, como natação, hidroginástica, avaliação física, musculação e atualmente dedica-se a preparação física para pilotos de Motocross e Off-Road em geral e mensalmente ele estará aqui no Mundocross com dicas de preparação física.

Mais informações : [email protected] ou (11) 9847.5227

Redação Mundocross
Texto by Vinicius Radenzev Simões

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é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

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