K-dub carimbou título de Dungey no AMA Supercross

Foto por GuyB | 30 de abril de 2010 - 15:48

No sábado passado o AMA Supercross desembarcou no Qwest Field, em Seattle, no Estado de Washington, na região noroeste dos Estados Unidos, para a disputa antepenúltima prova da temporada que vale pelo campeonato americano e do Mundial FIM de Supercross 2010. Acompanhe como foi a corrida do dia 24 de abril…

Categoria Supercross

Com Ryan Villopoto da equipe oficial Monster Energy / Kawasaki fora do campeonato em virtude da perna quebrada no sábado anterior em St.Louis, o piloto Ryan Dungey da equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki se sagrou campeão na etapa anterior, com a quinta vitória na décima quarta etapa, já que o terceiro colocado, Josh Hill da equipe San Manuel / Yamaha tinha um déficit de 77 pontos e só poderia somar mais 75. Dungey só não foi confirmado oficialmente campeão em St.Louis porque apesar da perna quebrada, Villopoto só viria a confirmar seu abandono do campeonato durante a semana que antecedeu Seattle.

E também precisava eliminar a matemática, já que se por um milagre Villopoto resolvesse correr em Seattle, a desvantagem de 36 pontos ainda lhe dava chances remotas de título. A corrida deste sábado foi sem graça. O veterano Kevin ‘K-dub’ Windham da equipe Geico Powersports / Honda fez o holeshot e dominou as 20 voltas da corrida principal. Visivelmente Windham não era o mais rápido na pista, mas usou sua experiência para abrir larga vantagem na liderança, enquanto seus adversários cometiam erros lá atrás, na pista repleta de buracos e canaletas.

Com a vitória ele se tornou o terceiro piloto mais velho a vencer uma etapa do AMA Supercross, com 32 anos, perdendo somente para John Dowd, alguns meses mais velhos, e Mike LaRocco, que venceu pela última vez com 34 anos. Coincidência ou não, a última vitória de Windham no AMA Supercross foi justamente em Seattle, em 2008. Thomas Hahn finalizou em segundo e Justin Brayton da equipe JGRMX / Toyota / Yamaha completou o pódio em terceiro. Dungey confirmou o título na quarta posição e Davi Millsaps fechou os cinco primeiros.

No campeonato, Dungey se sagrou campeão ao abrir 54 pontos sobre Villopoto. Kevin Windham assumiu a terceira posição, 18 pontos atrás de Villopoto, e se tudo continuar do jeito que está, ele deverá ser o vice-campeão de 2010. Davi Millsaps é o quarto e Josh Hill completa os cinco primeiros. Outro fato curioso é que Dungey acabou igualando uma das marcas alcançadas pelo Rei do Supercross Jeremy Mcgrath, que era o único a ter conquistado o título da categoria principal na sua temporada de estreia.

Windham venceu a primeira na temporada 2010

Resultado Da Heat 1 Da Categoria Supercross

1. Kevin Windham
2. Ryan Dungey
3. Kyle Chisholm
4. Michael Byrne
5. Nick Wey
6. Chris Blose
7. Troy Adams
8. Chad Reed
9. Ryan Clark

Resultado Da Heat 2 Da Categoria Supercross

1. Davi Millsaps
2. Justin Brayton
3. Andrew Short
4. Tommy Hahn
5. Kyle Cunningham
6. Matt Boni
7. Jarred Browne
8. Jason Lawrence
9. Kyle Partridge

Resultado Da Last Chance Da Categoria Supercross

1. Josh Hill
2. Justin Keeney

Resultado Da Décima Quinta Etapa Da Categoria Supercross

1. Kevin Windham (Honda)
2. Tommy Hahn (Suzuki)
3. Justin Brayton (Yamaha)
4. Ryan Dungey (Suzuki)
5. Davi Millsaps (Honda)
6. Nick Wey (Kawasaki)
7. Michael Byrne (Yamaha)
8. Chad Reed (Kawasaki)
9. Andrew Short (Honda)
10. Kyle Chisholm (Yamaha)
11. Matt Boni (Honda)
12. Jason Lawrence (Yamaha)
13. Kyle Cunningham (Yamaha)
14. Justin Keeney (Kawasaki)
15. Chris Blose (Honda)
16. Troy Adams (Suzuki)
17. Jarred Browne (Kawasaki)
18. Ryan Clark (Honda)
19. Josh Hill (Yamaha)
20. Kyle Partridge (Kawasaki)

Classificação Categoria Supercross Após Quinze Etapas

1. Ryan Dungey – 320 pontos (5 vitórias)
2. Ryan Villopoto – 266 (7 vitórias)
3. Kevin Windham – 248 (1 vitória)
4. Davi Millsaps – 231 (1 vitória)
5. Josh Hill – 227
6. Justin Brayton – 211
7. Ivan Tedesco – 183
8. Nick Wey – 174
9. Tommy Hahn – 161
10. Kyle Chisholm – 147
11. Michael Byrne – 145
12. Andrew Short – 114
13. Trey Canard – 103
14. Chris Blose – 101
15. Jason Thomas – 69 pontos

A próxima etapa, a décima sexta e penúltima do AMA Supercross, décima sexta do Mundial FIM de Supercross e oitava e última do AMA Supercross Lites Costa Oeste será neste sábado, dia 1º de maio, em Salt Lake City, em Utah.

Etapas Restantes Do AMA Supercross 2010

16ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah
17ª etapa – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

Etapa Restante Do AMA Supercross Lites Oeste 2010

8ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah

Shootout Oeste X Leste Supercross Lites 2010

Etapa única – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly