Basso dominou o Brasileiro de Velocross na Lapa

Por Adriano Winckler | Fotos por Divulgação | 06 de junho de 2011 - 20:36

A cidade de Lapa, no interior do Paraná, recebeu neste fim de semana, dias 4 e 5 de junho, a segunda etapa do campeonato Brasileiro de Velocross 2011, válida também pela terceira etapa do campeonato Paranaense da modalidade. O grande nome do fim de semana foi o do gaúcho Mateus Basso, que venceu as provas das categorias VX1 e VX2, com Lui Fietz e Lucas Basso repetindo a 2ª e 3ª colocações, respectivamente, em ambas as categorias.

O frio não chegou a ser um adversário na cidade paranaense. O público compareceu em peso e os pilotos deram show dentro da pista, esquentando a disputa pela classificação geral do campeonato. Entre as motos nacionais, Jacson Keil não deu chances aos adversários. O piloto catarinense conquistou sua segunda vitória consecutiva na 230, seguido por Markolf Berchtold e Volnei da Fonseca. Já na Força Livre, ele superou Marcos Wudarski e Luiz Ganassoli. Keil lidera a 230 com 50 pontos, e a Força Livre com 47.

Entre os mais experientes, a disputa também foi forte. João Francener venceu novamente na VX3 Nacional, e lidera a categoria com 50 pontos, seguido por Marcelo Marques (44), que foi o segundo, e Braulio Andrade (36). Na VX3 Especial, vitória de Fabiano Ribeiro, que lidera com 45 pontos, contra 44 de Nasri Sarkiss. João Francener foi o terceiro na etapa, mas Carlos Ribas Júnior ocupa essa posição na classificação geral.

A largada da VX2 teve Rodrigo Taborda pulando na frente e assumindo a liderança. Imprimindo um ritmo forte, Lucas Basso, irmão de Mateus, tomou a ponta e conseguiu abrir boa vantagem, seguido por Mateus Basso e Lui Fietz. A poucas voltas do fim, Lucas teve o pneu traseiro furado, perdendo a posição para Lui e Mateus, que garantiu sua primeira vitória do dia e a segunda no campeonato. Mateus lidera a VX2 com 50 pontos, contra 42 de Fietz e 40 de Taborda.

A VX1, principal categoria da modalidade, também teve emoção do início ao fim. Mateus, Lucas, Fietz e Paulo Stedile começaram as primeiras voltas dando o máximo. Stedile acabou sofrendo uma queda quando tentava ultrapassar Fietz e ficou fora da briga pela vitória. Fietz pressionou Mateus o tempo inteiro, mas o piloto gaúcho garantiu a vitória, cruzando a linha de chegada com pouco mais de 3 segundos de vantagem sobre o catarinense. Com a segunda colocação, Fietz assumiu a liderança na classificação geral. O piloto catarinense busca o bicampeonato da categoria.

Pelo campeonato Paranaense, os vencedores foram: Leonardo Nunes (65), Lucas Gabor (50), João Vitor (85), Jacson Keil (300 Nacional), Luiz Guilherme N. (Estreante Nacional), Eduardo Tessaro (Estreante Especial), Lucas Basso (Intermediária), Wyllyn Alves (Street até 200), Adilson Hubner (Nacional), Nasri Sarkiss (VX4 Especial) e Maiara Basso (Baton).

A próxima etapa do campeonato Brasileiro de Velocross acontece nos dias 23 e 24 de julho, em Goiás. A segunda etapa do Brasileiro de Velocross e a terceira etapa do Paranaense tiveram supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo – FPRM, e da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, com apoio da Prefeitura de Lapa e de Jarva Racing, patrocínio oficial Pro Tork e Mobil Super Moto.

Resultado da segunda etapa do Brasileiro de Velocross 2011

Categoria VX1
1º – Mateus Basso
2º – Lui André Fietz
3º – Lucas Fávero Basso
4º – Rodrigo Taborda
5º – Jeison Scheidt

Categoria VX2
1º – Mateus Basso
2º – Lui André Fietz
3º – Lucas Basso
4º – Rodrigo Taborda
5º – Luciano Battistella

Categoria VX3 Nacional
1º – João Francener
2º – Marcelo Marques
3º – Hélio Pratas
4º – Braulio Andrade
5º – Almir Iargas

Categoria VX3 Especial
1º – Fabiano Ribeiro
2º – Nasri Sarkiss
3º – João Francener
4º – Marcelo Marques
5º – Márcio Borox

Categoria 230
1º – Jacson Keil
2º – Markolf Berchtold
3º – Volnei da Fonseca
4º – Júlio Vaselkoski
5º – Arnaldo de Lara

Categoria Força Livre Nacional
1º – Jacson Keil
2º – Marcos Wudarski
3º – Luiz Ganassoli
4º – Luiz Kovalczyk
5º – Daniel Schmitz

Classificação do Brasileiro de Velocross 2011 após duas etapas

Categoria VX1
1º – Lui Andre Fietz – 44 pontos
2º – Mateus Basso – 41
3º – Paulo Stedile – 38
4º – Jeison Scheidt – 34
5º – Rodrigo Taborda – 33 pontos

Categoria VX2
1º – Mateus Basso – 50 pontos
2º – Lui Andre Fietz – 42
3º – Rodrigo Taborda – 40
4º – Tiago Pykocz – 33
5º – Luciano Battistella – 30 pontos

Categoria VX3 Nacional
1º – João Francener – 50 pontos
2º – Marcelo Marques – 44
3º – Braulio Andrade – 36
4º – Adilson Hubner – 27
5º – Rudimar Sebben – 26 pontos

Categoria VX3 Importada
1º – Fabiano Ribeiro – 45 pontos
2º – Nasri Sarkiss – 44
3º – Carlos Ribas Júnior – 33
4º – Marcelo Marques – 32
5º – Alencar Krefta – 30 pontos

Categoria 230
1º – Jacson Keil – 50 pontos
2º – Preslei de Carli – 31
3º – Wyllyn Alves – 31
4º – Júlio Vaselkoski – 30
5º – Edgar Nogueira – 29 pontos

Categoria Força Livre Nacional
1º – Jacson Keil – 47 pontos
2º – Marcos Wudarski – 47
3º – Daniel Schmitz – 34
4º – Flávio Cassol – 29
5º – Douglas Korelo – 25 pontos

Compartilhe este conteúdo

Comentários

piloto disse:

ola galera…….
não podemos esqueser que tivemos mais duas vitorias gauchas, uma na vx3 de fabiano ribeiro e na estreiantes importada do piloto eduardo tessaro ,que tambem fizeram a parte deles .
afinal todos estão de parabens.
continuen asim trazendo novas conquistas para o rs.

Guilherme disse:

Parabens a toda familia Basso.Tatu mostrando que tem bala na agulha pra anda na frente do povo ai,Lucas andando muito forte e Maiara dando um charme especial na categoria Feminina,Valeu vcs merecem todas essas conquistas.Aeeeeeeeee….

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly