Juha dominou o Mundial de Enduro na Grécia

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 25 de junho de 2011 - 7:53

O Mundial de Enduro prosseguiu no último fim de semana, dias 18 e 19 de junho, com a quinta etapa da temporada, disputada em Kalampaka, na Grécia. Como na maioria das etapas anteriores, o forte calor foi somado às demais dificuldades da prova, como trilhas muito variadas, além da beleza do local e do público que marcou presença para assistir os pilotos nas especiais. Confira como foi…

Categoria Enduro 1
A prova aconteceu sem surpresas no primeiro dia. O finlandês Juha Salminen, da Husqvarna, venceu com tranquilidade, depois de superar seu conterrâneo e companheiro de equipe, Matti Seistola, que havia começado muito bem na liderança da prova. Seistola ainda perdeu a segunda posição para o francês Rodrig Thain, da Honda.

Matti Seistola da Husqvarna

Matti Seistola da Husqvarna

Eero Remes da KTM, outro finlandês, finalizou em quarto, e o francês Nicolas Deparrois, da Kawasaki, foi o quinto. No dia seguinte o filme se repetiu, mas com um detalhe: desta vez Salminen teve mais trabalho para superar Seistola, conseguindo somente na terceira volta. As três primeiras posições foram dominadas pelos finlandeses, com Remes em terceiro.

Na sequencia dois franceses, com Thain em quarto e Deparrois em quinto. No campeonato Salminen abriu 41 pontos de vantagem sobre Remes e Seistola, que estão empatados na segunda posição com 198 pontos cada um. Thain é o quarto, e o espanhol Lorenzo Santolino, da KTM, fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 1
1. Juha Salminen – Husqvarna
2. Rodrig Thain – Honda
3. Matti Seistola – Husqvarna
4. Eero Remes – KTM
5. Nicolas Deparrois – Kawasaki

Resultado de domingo categoria Enduro 1
1. Juha Salminen – Husqvarna
2. Matti Seistola – Husqvarna
3. Eero Remes – KTM
4. Rodrig Thain – Honda
5. Nicolas Deparrois – Kawasaki

Classificação categoria Enduro 1 após cinco etapas
1. Juha Salminen – 239 pontos
2. Eero Remes – 198
3. Matti Seistola – 198
4. Rodrig Thain – 169
5. Lorenzo Santolino – 145 pontos

Categoria Enduro 2
A categoria Enduro 2 na Grécia poderia ser chamada de categoria do azar, especialmente para os favoritos à vitória. No primeiro dia o francês Pierre Alexandre Renet, da Husaberg, liderou a prova toda e quando tinha certeza da vitória, abandonou na última volta com problemas mecânicos. Seu conterrâneo Johnny Aubert, da KTM, poderia aproveitar para vencer, mas também na última volta sofreu uma forte queda e nem completou a corrida.

Ivan Cervantes da Gas Gas

Ivan Cervantes da Gas Gas

Completando a lista doa azarados veio o espanhol Ivan Cervantes, da Gas Gas, que também abandonou com problemas mecânicos, isso ainda na segunda volta. O único que conseguiu escapar da maré de azar e vencer a prova foi o próprio líder do campeonato, o francês Antoine Meo da Husqvarna. O espanhol Cristobal Guerrero, da KTM, finalizou em segundo e o italiano Simone Albergoni, da Husqvarna, em terceiro.

O francês Antoine Basset, da Yamaha, foi o quarto, e o belga Jean-françois Goblet, também, da Yamaha, o quinto. A maré de azar não deu sossego para os pilotos no domingo, pelo menos para os franceses. Pierre Alexandre Renet abandonou novamente com problemas mecânicos, isso ainda na metade da primeira volta. Por causa da queda de sábado, Aubert sofreu uma fratura em um pequeno osso de coluna e sequer alinhou para a largada no domingo.

Antoine Meo da Husqvarna

Antoine Meo da Husqvarna

Meo venceu novamente, mas teve que acelerar um pouco mais no final, para não ser superado por Guerrero. Cervantes se livrou do azar de sábado e finalizou na terceira posição. Basset e Goblet foram novamente o quarto e o quinto colocado respectivamente. No campeonato, Meo disparou, agora com 49 pontos de vantagem sobre Guerrero. Cervantes é o terceiro, Renet o quarto, e Albergoni fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 2
1. Antoine Meo – Husqvarna
2. Cristobal Guerrero – KTM
3. Simone Albergoni – Husqvarna
4. Antoine Basset – Yamaha
5. Jean François Goblet – Yamaha

Resultado de domingo categoria Enduro 2
1. Antoine Meo – Husqvarna
2. Cristobal Guerrero – KTM
3. Ivan Cervantes – Gas Gas
4. Antoine Basset – Yamaha
5. Jean François Goblet – Yamaha

Classificação categoria Enduro 2 após cinco etapas
1. Antoine Meo – 232 pontos
2. Cristobal Guerrero – 183
3. Ivan Cervantes – 179
4. Pierre Alexandre Renet – 152
5. Simone Albergoni – 140 pontos

Categoria Enduro 3
O francês Christophe Nambotin da Gas Gas conseguiu recuperar o prejuízo do abandono sofrido na Turquia, vencendo o primeiro dia de forma dominante. Líder do campeonato, o finlandês Mika Ahola, da Honda, não fez uma boa prova, tendo que se recuperar ao longo de todo o dia para finalizar na terceira posição.

Christophe Nambotin da Gas Gas

Christophe Nambotin da Gas Gas

A segunda posição ficou com o sueco Joakim Ljunggren, da Husaberg. Contratado pela KTM para substituir o britânico David Knight e o polonês Taddy Blazusiak, o norte-americano Kurt Caselli valorizou a oportunidade que teve, finalizando na quarta posição. O italiano Alex Salvini, da Husqvarna, garantiu o quinto lugar. No domingo, Nambotin mostrou que não estava satisfeito em vencer apenas o primeiro dia e novamente dominou a prova, garantindo mais uma vitória.

Kurt Caselli da KTM

Kurt Caselli da KTM

Desta vez foi Caselli quem finalizou em segundo e atrapalhou os planos de Ahola, que garantiu outro terceiro lugar. Um segundo e meio atrás, Ljunggren foi o quarto. Salvini foi novamente o quinto. No campeonato Ahola ainda lidera, agora com 33 pontos de vantagem sobre Nambotin. Ljunggren aparece na terceira posição. O finlandês Marko Tarkkala, da Husaberg, é o quarto e o espanhol Oriol Mena , também da Husaberg, fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 3
1. Christophe Nambotin – Gas Gas
2. Joakim Ljunggren – Husaberg
3. Mika Ahola – Honda
4. Kurt Caselli – KTM
5. Alex Salvini – Husqvarna

Resultado de domingo categoria Enduro 3
1. Christophe Nambotin – Gas Gas
2. Kurt Caselli – KTM
3. Mika Ahola – Honda
4. Joakim Ljunggren – Husaberg
5. Alex Salvini – Husqvarna

Classificação categoria Enduro 3 após cinco etapas
1. Mika Ahola – 234 pontos
2. Christophe Nambotin – 201
3. Joakim Ljunggren – 187
4. Marko Tarkkala – 163
5. Oriol Mena – 151 pontos

Confira como foram as outras etapas do Mundial de Enduro 2011

4ª Etapa – 10 e 11 de junho – Kalampaka / Grécia
3ª Etapa – 14 e 15 de maio – Francavilla di Sicilia / Itália
2ª Etapa – 9 e 10 de abril – Vale do Cambra / Portugal
1ª Etapa – 2 e 3 de abril – Ponts / Espanha

Etapas restantes do campeonato Mundial de Enduro 2011
6ª Etapa – 9 e 10 de julho – GP da Romênia – Buzau
7ª Etapa – 3 e 4 de setembro – GP de Andorra – Sant Julia
8ª Etapa – 1º e 2 de outubro – GP da França – Mende

 

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly