Mundial de Motocross 2011 – 8ª etapa – Suécia
Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 05 de julho de 2011 - 23:32O Mundial de Motocross deu sequência na temporada 2011 no último final de semana, dias 2 e 3 de julho, com o GP de Uddevalla, na Suécia, válido pela oitava etapa do campeonato. Confira como foi…
Categoria MX1
Na largada da primeira bateria, o português Rui Gonçalves, da equipe oficial Honda, fez o holeshot e saiu na frente, seguido pelo italiano Antônio Cairoli da equipe oficial KTM, atual campeão da categoria. Cairoli caiu na segunda curva após a largada e voltou para a corrida na última posição.
Quem aproveitou para assumir a vice-liderança foi outro piloto oficial Honda, o russo Evgeny Bobryshev. O desconhecido Jimenz Campano aparecia na terceira posição. O francês Steven Frossard da equipe Monster Energy Yamaha era o quarto colocado. Passadas algumas voltas, Bobryshev e Frossard ultrapassaram Gonçalves e iniciaram a batalha pela liderança, rapidamente se distanciando dos demais.
Bobryshev se manteve bravamente na liderança, fazendo com que Frossard só conseguisse a ultrapassagem definitiva faltando duas voltas para o final. Ao final vitória de Frossard, com Bobryshev em segundo, o francês Xavier Boog da Kawasaki em terceiro, e o belga Ken de Dycker da Honda em quarto. Cairoli conseguiu se recuperar até a quinta posição. Na segunda bateria Frossard teve mais facilidade para vencer.
Ele fez o holeshot, saiu na frente e liderou de ponta a ponta, recebendo a bandeira quadriculada com seis segundos de vantagem sobre Cairoli. O italiano David Phillippaerts, companheiro de equipe de Frossard, foi o terceiro. Bobryshev finalizou em quarto e o belga Steve Ramon da equipe Teka Suzuki em quinto. No overall vitória de Frossard, com Bobryshev em segundo e Cairoli completando o pódio na terceira posição.
De Dycker finalizou em quarto e Ramon completou os cinco primeiros. No campeonato, Cairoli lidera com dez pontos de vantagem sobre o belga Clement Desalle da equipe Teka Suzuki (sétimo colocado no overall desta etapa). Frossard é o terceiro, o alemão Max Nagl, companheiro de equipe de Cairoli, o quarto, e Bobryshev fecha os cinco primeiros.
Resultado geral da oitava etapa do Mundial de Motocross na categoria MX1
1. Steven Frossard – 1/1
2. Evgeny Bobryshev – 2/4
3. Antonio Cairoli – 5/2
4. Ken de Dycker – 4/6
5. Steve Ramon – 6/5
6. Xavier Boog – 3/11
7. Clement Desalle – 8/7
8. David Philippaerts – 14/3
9. Rui Gonçalves – 9/8
10. Max Nagl – 7/10
Classificação do Mundial de Motocross na categoria MX1 após oito etapas
1. Antonio Cairoli – 322 pontos (2 vitórias)
2. Clement Desalle – 312 (3 vitórias)
3. Steven Frossard – 300 (2 vitórias)
4. Maximilian Nagl – 250
5. Evgeny Bobryshev – 244
6. David Philippaerts – 225 (1 vitória)
7. Rui Gonçalves – 217
8. Xavier Boog – 191
9. Steve Ramon – 180
10. Jonathan Barragan – 176 pontos
Categoria MX2
A categoria MX2 em Uddevalla foi dominada pelo líder do campeonato, o alemão Ken Roczen, da equipe oficial KTM. Na largada da primeira bateria, Roczen fez o holeshot, saiu na frente e liderou de ponta a ponta, recebendo a bandeira quadriculada com dez segundos de vantagem sobre o francês Gautier Paulin, da equipe Monster Energy Yamaha.
O holandês Jeffrey Herlings, companheiro de equipe de Roczen, finalizou em terceiro. O britânico Max Anstie, da equipe Monster Energy / Pro Circuit / CLS / Kawasaki, foi o quarto, e o belga Jeremy Van Horebeek, da equipe oficial KTM, o quinto.
Na segunda bateria Roczen repetiu o filme da primeira. Na largada fez o holeshot, saiu na frente e não olhou mais para trás, vencendo com 18 segundos de vantagem sobre Herlings, que nesta bateria finalizou em segundo.
Paulin foi o terceiro, o britânico Tommy Searle, da equipe Monster Energy / Pro Circuit / CLS / Kawasaki o quarto, e o seu conterrâneo e companheiro de equipe Max Anstie o quinto. No overall dobradinha, da equipe oficial KTM, com Roczen em primeiro e Herlings em segundo. Paulin completou o pódio na terceira posição. Anstie foi o quarto e Chris Charlier da Yamaha completou os cinco primeiros.
No campeonato a dobradinha da KTM continua. Roczen abriu 14 pontos de vantagem sobre Herlings. Searle é o terceiro, Paulin o quarto, e o norte-americano Zach Osborne da Yamaha fecha os cinco primeiros.
Resultado geral da oitava etapa do Mundial de Motocross na categoria MX2
1. Ken Roczen – 1/1
2. Jeffrey Herlings – 3/2
3. Gautier Paulin – 2/3
4. Max Anstie – 4/5
5. Chris Charlier – 7/7
6. Arnaud Tonus – 6/8
7. Jeremy Van Horebeek – 5/9
8. Nicolas Aubin – 9/6
9. Zach Osborne – 11/10
10. Valentin Teillet – 10/12
Classificação do Mundial de Motocross na categoria MX2 após oito etapas
1. Ken Roczen – 351 pontos (4 vitórias)
2. Jeffrey Herlings – 337 (3 vitórias)
3. Tommy Searle – 286 (1 vitória)
4. Gautier Paulin – 276
5. Zach Osborne – 234
6. Arnaud Tonus – 225
7. Max Anstie – 201
8. Harri Kullas – 179
9. Nicolas Aubin – 178
10. Joel Roelants – 168 pontos
Calendário do Mundial de Motocross MX1 / MX2 2011
9ª Etapa – 10 de julho – Alemanha / Teutschenthal
10ª Etapa – 17 de julho – Lituânia / Kegums
11ª Etapa – 31 de julho – Bélgica / Lommel
12ª Etapa – 7 de agosto – República Tcheca / Loket
13ª Etapa – 21 de agosto – Inglaterra / Matterley Basin
14ª Etapa – 4 de setembro – Alemanha / Gaildorf
15ª Etapa – 11 de setembro – Itália / Fermo
Confira como foram as etapas anteriores do Mundial de Motocross MX1 / MX2 2011
7ª Etapa – 19 de junho – La Bañeza / Espanha
6ª Etapa – 12 de junho – Agueda / Portugal
5ª Etapa – 5 de junho – St. Jean d’Angely / França
4ª Etapa – 22 de maio – Indaiatuba / Brasil
3ª Etapa – 15 de maio – San Bernardino / Estados Unidos
2ª Etapa – 24 de abril – Valkenswaard / Holanda
1ª Etapa – 10 de abril – Sevlievo / Bulgária
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.
E o swian sumiu.
O swian terminou em 26 porque ele vinha em 32 e 6 pilotos abandonaram a prova e swian terminou em 26 e nada de pontuar.
Enquanto isso o Hecton,Thales,Dudu e jean marcaram seus pontinhos no mundail e o swian ja andou em 5 etapas e ate agora nao marcou ponto forca ai swian vamos rumo a pontuacao no mundial.
Fred-Muriae mg
e o swian