Mundial de Motocross 2011 – 15ª etapa – Itália
Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 13 de setembro de 2011 - 8:17O Mundial de Motocross chegou a sua última etapa no último final de semana, 10 e 11 de setembro, com o GP de Fermo, na Itália, décima quinta e última corrida da temporada 2011. Na categoria MX2, o campeão antecipado Ken Roczen, com pouco para se preocupar, correu para se divertir e divulgar a moto 2T da KTM.
Já na MX1, o também campeão antecipado Antonio Cairoli estava de luto pela morte da mãe, e não participou das corridas. Desta forma, a etapa final apresentou novos vencedores. Confira como foi…
Categoria MX1
Na primeira bateria o francês Gautier Paulin, da equipe Monster Energy / Yamaha, fazendo sua estréia na categoria MX1, fez o holeshot e liderou a corrida do início ao fim. Logo atrás veio outro francês, Xavier Boog, da Kawasaki. O belga Kevin Strijbos, da equipe Rockstar / Teka / Suzuki foi o terceiro, com o espanhol Jonathan Barragan, da Kawasaki, em quarto, e o francês Anthony Boissiere, da Yamaha, em quinto.
Na segunda bateria, Paulin fez uma divertida disputa pela liderança com seu conterrâneo Christophe Pourcel da equipe Monster Energy / Pro Circuit / CLS / Kawasaki. Entretanto o preparo físico falou mais alto e nesse quesito Pourcel levou a melhor. Barragan foi o terceiro, Strijbos o quarto e Boog o quinto. No overall vitória de Paulin, com Pourcel em segundo, Barragan em terceiro, Strijbos em quarto e Boog completando os cinco primeiros.
No campeonato, o italiano Antonio Cairoli, da equipe oficial KTM, ainda finalizou com 124 pontos de vantagem sobre o francês Steven Frossard da equipe Monster Energy / Yamaha. O belga Clement Desalle da equipe Rockstar / Teka / Suzuki finalizou em terceiro, com o russo Evgeny Bobryshev da Honda em quarto e o alemão Max Nagl, da equipe oficial KTM, fechando os cinco primeiros.
Resultado geral da décima quinta etapa na categoria MX1
1. Gautier Paulin – Yamaha
2. Christophe Pourcel – Kawasaki
3. Jonathan Barragan – Kawasaki
4. Kevin Strijbos – Suzuki
5. Xavier Boog – Kawasaki
6. Anthony Boissiere – Yamaha
7. Davide Guarneri – Kawasaki
8. Rui Gonçalves – Honda
9. Marcus Schiffer – Suzuki
10. Manuel Monni – Honda
Classificação do Mundial de Motocross MX1 após quinze etapas
1. Antonio Cairoli – 596 pontos (6 vitórias) Campeão
2. Steven Frossard – 472 (2 vitórias) Vice-campeão
3. Clement Desalle – 461 (4 vitórias)
4. Evgeny Bobryshev – 444 (1 vitória)
5. Maximilian Nagl – 439
6. Rui Goncalves – 431
7. Xavier Boog – 347
8. Jonathan Barragan – 326
9. David Philippaerts – 308 (1 vitória)
10. Kevin Strijbos – 295 pontos
Categoria MX2
O jovem holandês Jeffrey Herlings, da equipe oficial KTM, conquistou sua quinta vitória na temporada ao faturar o overall. Na primeira bateria Herlings finalizou na segunda posição, doze segundos atrás do britânico Tommy Searle, da equipe Monster Energy / Pro Circuit / CLS / Kawasaki. Searle aliás foi o segundo no overall.
Seu conterrâneo e companheiro de equipe Max Anstie completou o pódio na terceira posição. O suíço Arnaud Tonus da Yamaha foi o quarto e o francês Nicolas Aubin da KTM completou os cinco primeiros. O alemão Ken Roczen, da equipe oficial KTM, campeão da categoria, foi uma das sensações do GP, pois correu com uma moto KTM SX 125, e finalizou em quinto na primeira bateria.
Na segunda bateria Roczen acabou abandonando a corrida depois que o guidão de sua KTM ficou completamente entortado em virtude de um tombo sofrido quando ele ocupava a quarta posição.
No campeonato, Roczen finalizou com 19 pontos de vantagem sobre Herlings. Searle finalizou em terceiro, Paulin em quarto e Tonus fechou os cinco primeiros.
Resultado geral da décima quinta etapa na categoria MX2
1. Jeffrey Herlings – KTM
2. Tommy Searle – Kawasaki
3. Max Anstie – Kawasaki
4. Arnaud Tonus – Yamaha
5. Nicolas Aubin – KTM
6. Pascal Rauchenecker – KTM
7. Antonio Jose Butron Oliva – KTM
8. Jordi Tixier – KTM
9. Jake Nicholls – KTM
10. Dylan Ferrandis – Kawasaki
Classificação do Mundial de Motocross MX2 após quinze etapas
1. Ken Roczen – 651 pontos (8 vitórias) Campeão
2. Jeffrey Herlings – 632 (5 vitórias) Vice-campeão
3. Tommy Searle – 573 (2 vitórias)
4. Gautier Paulin – 458
5. Arnaud Tonus – 427
6. Max Anstie – 405
7. Nicolas Aubin – 304
8. Zachary Osborne – 295
9. Harri Kullas – 287
10. Joel Roelants – 253 pontos
Jorge Balbi Jr.
Visando uma melhor preparação para o Motocross das Nações, o brasileiro Jorge Balbi Jr. disputou esta etapa final do Mundial de Motocross na categoria MX1. Na primeira bateria, entre os 30 concorrentes, Balbi foi o 23º. Já na segunda foi o 13º, marcando oito pontos e finalizando em 16º no geral. Na classificação geral do campeonato Mundial de Motocross MX1 2011, Jorginho Balbi ficou na 37ª posição com 14 pontos.
Confira o vídeo da preparação do circuito na semana do evento em Fermo
[vimeo]http://vimeo.com/28807942[/vimeo]
Confira como foram as etapas anteriores do Mundial de Motocross MX1 / MX2 2011
14ª Etapa – 4 de setembro – Gaildorf / Alemanha
13ª Etapa – 21 de agosto – Matterley Basin / Grã Bretanha
12ª Etapa – 7 de agosto – Loket / República Tcheca
11ª Etapa – 31 de julho – Lommel / Bélgica
10ª Etapa – 17 de julho – Kegums / Letônia
9ª Etapa – 10 de julho – Teutschenthal / Alemanha
8ª Etapa – 3 de julho – Udevalla / Suécia
7ª Etapa – 19 de junho – La Bañeza / Espanha
6ª Etapa – 12 de junho – Agueda / Portugal
5ª Etapa – 5 de junho – St. Jean d’Angely / França
4ª Etapa – 22 de maio – Indaiatuba / Brasil
3ª Etapa – 15 de maio – San Bernardino / Estados Unidos
2ª Etapa – 24 de abril – Valkenswaard / Holanda
1ª Etapa – 10 de abril – Sevlievo / Bulgária
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.