GNCC 2012 – 5ª etapa – Park City / Kentucky
Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 04 de maio de 2012 - 23:25A temporada 2012 do Grand National Cross Country Series – GNCC, voltou no último fim de semana, dias 28 e 29 de abril, para a disputa da quinta etapa do campeonato. A competição estreou novo palco no calendário, com a prova sendo realizada pela primeira vez no The Mammoth Resort, em Park City, estado de Kentucky. Na categoria XC1 Pro, o neozelandês Rory Mead conquistou a primeira vitória de sua carreira no GNCC, enquanto que na XC2 Pro Lites, Stewart Baylor Jr. continua soberano.
XC1 Pro
Na largada, o neozelandês Rory Mead foi logo fazendo o holeshot e se mandando na liderança, liderando praticamente toda às 3 horas de bateria. Na primeira vitória de sua carreira no GNCC, Mead apresentou um desempenho impressionante a bordo de sua KTM 300cc 2 tempos. Foi um grande feito para Mead, já que desde 2008, quando Nate Kanney venceu o Ironman, uma motocicleta 2 tempos não subia no topo mais alto do pódio do GNCC na categoria principal.
Charlie Mullins venceu uma dura batalha contra outro neozelandês, Paul Whibley e assegurou a segunda posição. Whibley teve que se contentar com o último degrau do pódio. Kailub Russell foi o quarto e Jordan Ashburn completou os cinco primeiros. No campeonato, Whibley ainda lidera com 122 pontos, contra 117 do vice-líder Russell. Mullins é o terceiro, Mead o quarto e Thadd Duvall fecha os cinco primeiros.
Resultado XC1 Pro
- Rory Mead (KTM)
- Charlie Mullins (KTM)
- Paul Whibley (Yamaha)
- Kailub Russell (KTM)
- Jordan Ashburn (Yamaha)
- Chris Bach (Beta)
- Nate Kanney (Honda)
- Cory Buttrick (KTM)
- Jimmy Jarrett (Honda)
- Garrett Edmisten (Kawasaki)
Classificação XC1 Pro após 5 etapas
- Paul Whibley (1 Vitória/122 Pontos)
- Kailub Russell (3 Vitórias/117)
- Charlie Mullins (111)
- Rory Mead (1 Vitória/90)
- Thadd Duvall (79)
- Cory Buttrick (77)
- Jordan Ashburn (68)
- Garrett Edmisten (65)
- Chris Bach (63)
- Nate Kanney (58)
XC2 Pro Lites
Na XC2 Pro Lites o atual campeão Stewart Baylor Jr manteve-se com 100% de aproveitamento, dando continuidade a sua série invicta. Mas a quinta vitória consecutiva não veio de forma fácil. Andrew DeLong e Jesse Robinson deram trabalho ao líder, o que proporcionou ao público presente uma emocionante disputa entre os três.
Mas não foi dessa vez que Baylor perdeu a invencibilidade. DeLong garantiu o segundo degrau do pódio e Robinson o terceiro. Nick Davis foi o quarto e Jedediah Haines completou os cinco primeiros. No campeonato, Baylor abriu 45 pontos de vantagem sobre o vice-líder Robinson. Jason Thomas é o terceiro, Jedediah Haines o quarto e Brad Bakken fecha os cinco primeiros.
Resultado XC2 Pro Lites
- Steward Baylor Jr. (KTM)
- Andrew DeLong (Husqvarna)
- Jesse Robinson (Husaberg)
- Nick Davis (KTM)
- Jedediah Haines (Yamaha)
- Brad Bakken (Yamaha)
- Jason Thomas (Husqvarna)
- Scott Grills (Honda)
- AJ Stewart (Yamaha)
- Cole Kirkpatrick (KTM)
Classificação XC2 Pro Lites após 5 etapas
- Stewart Baylor Jr. (5 Vitórias/150 Pontos)
- Jesse Robinson (105)
- Jason Thomas (93)
- Jedediah Haines (80)
- Brad Bakken (79)
- Andrew DeLong (63)
- AJ Stewart (53)
- Cody Gragg (50)
- Scott Grills (48)
- Glenn Kearney (42)
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.