Confira como funcionam as bandeiras no Motocross

Por Divulgação | 07 de junho de 2012 - 8:37

Com matérias semanais, a Nova CBM abre as portas do Motocross, e esclarece pontos curiosos para o grande público. Fique por dentro sobre as bandeiras e suas funções na prova. Eles que ditam as regras dentro da prova. Sem os bandeirinhas fica impossível começar a competição, pois são eles que acionam os médicos para algum acidente mais grave, avisam aos pilotos se existe algum acidente logo à frente.

Caso tenha que penalizar um ou outro piloto é  por meio da bandeira que o procedimento é  feito. Dentro do regulamento do Campeonato Brasileiro de Motocross sancionado pelo presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Henrique Alves, existem oito tipos de bandeiras. Conheça os tipos e saiba quando que são utilizadas.

Bandeira vermelha agitada : Corrida paralisada devido a problemas meteorológicos ou acidentes particularmente graves impossibilitando a continuação da corrida

Bandeira preta : Desclassificação do piloto ao qual foi indicada
Bandeira amarela Fixa : Perigo logo à frente. Reduza a velocidade
Bandeira amarela Agitada : Perigo imediato não ultrapassar. Preparado para parar se necessário
Bandeira azul : Dê passagem (o retardatário) a uma moto mais veloz que quer ultrapassar
Bandeira branca com cruz vermelha : Equipe medica na pista
Bandeira verde : Pista livre para iniciar processo de largada
Bandeira xadrez (ou quadriculada) : Fim de prova
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de bandeiras medindo aproximadamente 750mm X 600mm, a bandeira verde só poderá ser utilizada por um oficial durante o procedimento de largada. A bandeira azul deve ser utilizada por um oficial de sinalização suplementar especializado para esta bandeira.
As corridas de Motocross são ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites e de suas motos, em cada curva aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte uma imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.
Acompanhe a quarta etapa do campeonato Brasileiro de Motocross na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS) nos dias 9 e 10 de junho,  no motódromo Pedro Stradiotti.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly