Esquentam as disputas no Rondoniense de Velocross

Por Chico Limeira | Fotos por Divulgação | 11 de junho de 2012 - 19:46

Numa prova onde as máquinas andaram num ritmo dos mais fortes, a cidade de Presidente Médici foi palco no último fim de semana de mais um grande show de emoção e velocidade, com a realização da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Velocross 2012. Cléber Júnior # 4 (Localiza Cacoal/JM Motos/Eletro Motores Líder), de Cacoal, Itanel Vitorino # 41(Vaccari Veículos/Fazenda Furna Rica), de Espigão do Oeste, Osmar Canale # 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste, Juliano “Ligeirinho” Correia # 22(Construmaq/JS Cobranças), de Espigão do Oeste, Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula-1/Expresso Cacoal), de Cacoal e Diego Henning # 191 (Saga Veículos/Honda/Mástter Racing/ASW), de Porto Velho, foram os vencedores da prova na cidade de Presidente Médici.

Acelerando forte, Cléber Júnior ampliou a liderança na 100
Depois de amargar a segunda colocação na etapa de Primavera de Rondônia, o líder da categoria 100cc Cléber Júnior # 4, de Cacoal veio para a prova deste fim de semana em Presidente Médici melhor preparado para não deixar escapar a ponta da tabela de classificação. Já nos treinos, Cléber mostrou muita determinação, buscando identificar o melhor traçado, acelerando forte e continuo. Na primeira bateria, o líder largou na frente, com seu adversário direto, Wellington “Verdinho” Fernandes # 68, de Colocara do Oeste errando e saindo nas últimas posições. Cleber se manteve na ponta até o final, com Maicom Douglas # 33, de Chupinguaia segurando a segunda posição. Verdinho somente conseguiu completar na quinta posição. Na segunda bateria não foi diferente, Cléber Júnior voltou a largar na frente e liderou de ponta a ponta, trazendo mais uma vez Maicom Douglas na sua cola. Desta Vez Wellington “Verdinho”, garantiu a terceira posição, mas na soma geral ficou ainda mais distante da liderança.

Itanel garantiu primeira vitória na disputa da VX4
Na categoria com o maior número de motos na pista, a VX4 que corre junto com a VX3, ambas para a pilotos veteranos, divididos por faixa etária, a primeira bateria foi marcada pelo espetacular “capote” do experiente Claudio Barbizan # 12, de Vilhena, que após boa largada, perdeu a curva ainda na primeira volta e sendo atropelado por algumas motos. O tombo tirou o piloto da prova, ameando a sua liderança. Com Sergio Luiz # 33 , de Rolim de Moura, também fora da disputa da primeira bateria por problemas na moto, quem acabou se favorecendo na pista foi Itanel Vitorino # 41 (Vaccari Veículos), de Espigão do Oeste, que andou forte, vencendo a prova, garantindo pela primeira vez o lugar mais alto do pódio. A prova marcou também a estreia no pódio dos pilotos Wanderlei Menezes # 100, de Vilhena e Vanderley Santini # 21, de Cacoal, terceiro e quinto colocados respectivamente. – Ariovaldo Perez , “Ceará” # 23, de Espigão do Oeste  garantiu a vice liderança na prova e Serginho, a quarta posição.

Canale voltou a vencer na disputa da VX3
Atual campeão da categoria Sênior, o piloto Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste, depois de amargar a segunda posição nas últimas etapas, voltou a garantir o lugar mais alto do pódio ao conquistar uma segunda e uma primeira colocação na disputa da 4ª Etapa do Estadual de Velocross, em Médici. Na primeira bateria, o líder Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop), de Pimenta Bueno largou na frente e ditou o ritmo do início ao fim, com Osmar Canale na sua cola, mas sem conseguir passar. Já na segunda bateria, Canale foi mais objetivo na largando, assumindo a ponta da fila, com o Valdinei perdendo tempo na curva e ficando entre os cinco. Aos poucos Valdinei foi ganhando posições e quando brigava pela segunda posição com o Agnaldo Feliciano, o “Piriquito” # 5, de Espigão do Oeste, acabou beneficiado por problemas na moto do adversário. Osmar Canale cruzou a torre de chagada na frente, com Valdinei em segundo e Jean Antônio # 43, de Vilhena, na terceira posição.

Flavinho quebrou e Juliano Ligeirinho venceu na 150
Em mais uma disputa forte, com certo equilíbrio principalmente entre cinco primeiros colocados, a categoria 150cc deixou embolada também a classificação da temporada, em razão do líder Flávio Pereira # 18 (Rodar Motos), de Santa Luzia do Oeste não ter conseguido completar a prova. Na primeira bateria, Juliano Correia, o “Ligeirinho” largou na frente, com Flavinho na sua cola e seguidos por Marcelo Pablo # 30, de Alta Floresta e André Cardonera # 75, de Cacoal. Pressionado para buscar a liderança e não perder a segunda posição, Flavinho errou por duas vezes, mas continuou no pareo, até cair e perder algumas posições. Ligeirinho se manteve na ponta, com Marcelo Pablo e Carbonera se revezando na vice liderança. Na segunda bateria Flavio Pereira largou na frente e se mantinha bem, deixando para traz a briga entre Juliano Ligeirinho, Carbonera, Marcelo Pablo e Ataide Gabriel # 25, de Ji-Paraná, passou a andar no ritmo dos lideres. Na medate da prova, Flavinho abandonou a corrida com problema de motor, deixando escapar com isso a boa vantagem que tinha no campeonato. Ligeirinho venceu a prova e passou a ameaçar a temporada do concorrente direto.

Vitim venceu em Médici e assumiu liderança da Força Livre
Andando no seu limite e economizando nos erros e tombos, o piloto Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal), não teve dificuldades para vencer as duas baterias na disputa do último fim de semana, na cidade de Presidente Médici, garantindo com isso a liderança isolada da categoria Força Livre Nacional. Na prova Vitim ainda foi favorecido pela ausência do até então líder Patrick de Brito # 777, da cidade de Vilhena. Correndo numa pista bastante rápida, Vitim se adaptou logo ao traçado e venceu com folga as duas baterias, deixando uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Fábio Knack # 7, de Seringueiras. Com o resultado, Vitim que participou apenas de três etapas nesta temporada, chegou aos 150 pontos, abrindo 22 pontos à frente do vice líder Patrick de Brito.

Na VX Especial, Henning deu show na pista de Médici
Líder absoluto da categoria VX Especial para motos Importadas, o jovem e aguerrido Diego Henning # 191 (Mastter Racing/Honda/Saga/ASW), de Porto Velho foi uma das atrações a parte na prova do fim de semana, em Presidente Médici. Após andar forte já nos treinos livres e warm-up, Dieguinho foi para a prova determinando a estabelecer sua marca. O piloto que em ambas as baterias, largou na ponta, imprimiu um ritmo intenso e constante, abrindo grande vantagem para os demais concorrentes, chegando nas duas oportunidades a dar uma volta sobre o segundo colocado. O público presente no motodromo municipal vibrou com a performance do talentoso piloto de apenas 16 anos, que muito a vontade, literalmente passeou na pista de Presidente Médici. Com mais esta vitória, Diego Henning soma 200 pontos em quatro etapas, e caminha firma para a conquista de campeão da temporada.

A quarta etapa do campeonato Estadual de Velocross 2012 foi mais uma realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a Prefeitura de Presidente Médici, apoio Governo de Rondônia, Ministério do Esporte, Honda, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputados estaduais Jean Oliveira, Valdivino Turuca, Neodi Carlos, Adelino Follador, Luiz Claudio, Edson Martins e Luizinho Goebel, Ciclo Cairu, Castilho Estrutura Metálicas, Cairu Transporte, Lind’água e Instaladora São Luiz.

Resultado da quarta etapa do Rondoniense de Velocross 2012

Categoria 100
1º – # 4 – Cléber júnior – Cacoal
2º – # 35 – Maicom Douglas – Chupinguaia
3º – # 68 – Wellington “Verdinho” Fernandes – Colorado do Oeste
4º – # 51 – Odair Meirelles – Pimenta Bueno
5º – # 3 – Uzenildo Ferreira – Rolim de Moura

Categoria VX4
1º – # 41 – Itanel Vitorino – Espigão do Oeste
2º – # 23 – Ariovaldo Perez – Espigão do Oeste
3º – # 100 – Wanderlei Menezes – Vilhena
4º – # 33 – Sergio Luiz – Rolim de Moura
5º – # 21 – Vanderley Santinni – Cacoal

Categoria VX3
1º – # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
3º – # 43 – Jean Antônio – Vilhena
4º – # 07 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste
5º – # 84 – Marcio da Silva – Alta Floresta do Oeste

Categoria 150
1º – # 22 – Juliano “Ligeirinho” Correia – Espigão do Oeste
2º – # 75 – André Carbonera – Cacoal
3º – # 30 – Marcelo Pablo – Alta Floresta do Oeste
4º – # 25 – Ataide Gabriel – Ji-Paraná
5º – # 171 – Rogério Aparecido – Alta Floresta do Oeste

Categoria Força Livre Nacional
1º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2º – # 7 – Fábio Knack – Seringueiras
3º – # 5 – Agnaldo Feliciano – Espigão do Oeste
4º – # 2 – Marcos Cesar – Vilhena
5º – # 70 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

Categoria VX Especial
1º – # 191 – Diego Henning – Porto Velho
2º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
3º – # 723 – Aparício Paixão – Cacoal
4º – # 46 – Marcelo Brigido – Espigão do Oeste
5º – # 9 – Marcelo “Bala”

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly