Copa Verão de MX retornou a Torres para a semifinal
Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 22 de fevereiro de 2013 - 17:52No retorno a Torres da Copa Verão de Motocross 2013, a organização do evento, juntamente com a prefeitura local, melhorou a infraestrutura, colocando arquibancada para o conforto do público. Quase 200 pilotos participaram da terceira etapa, que ocorreu último domingo, dia 17 de fevereiro, e que teve seu complemento interrompido por um temporal. Duas categorias, a MX1 e a 230, foram canceladas e suas pontuações serão computadas na etapa final, que acontecerá na cidade de Osório, no dia 3 de março.
Confira agora como foram as disputas e quem foram os vencedores da etapa, que teve a organização da Zanela Eventos, coordenada pelo Roberto Limberger.
Garmichel lidera a 50 com folga
Na categoria de base da Copa Verão, o pequeno Garmichel Giehl venceu a categoria 50, seguido de Marlon Lazaretti, Pedro Colvero, Simon Borges e Raul Miranda. Com a vitória, Garmichel soma 75 pontos, com três vitórias em três etapas.
É de Dom Pedrito o líder da categoria 65
Pela 65, Vitor Gonçalves largou na frente, mas foi ultrapassado por Felippe Menuzzi. da cidade de Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai, ainda na volta inicial. Menuzzi abriu boa vantagem e venceu sua terceira corrida na Copa. Já Vitor Gonçalves chegou em segundo, seguido de Eduardo Manuel, que largou em quinto, com Olívio Gabriel e Carlos Baltazar completando o pódio.
Leonardo Limberger está com uma mão no título da 85
Leonardo Limberger, o ‘Zanelinha’, largou em primeiro na categoria 85, seguido de Willian Lima. Zanelinha administrou a vantagem até a vitória, e com isso chegou próximo do título. Willian chegou em segundo e Vitor Gonçalves, que ultrapassou Mariana Koening, chegou em terceiro no retorno da Copa Verão à Torres.
Gauchinha venceu mais uma na Feminina
Mayre Ribeiro, a ‘Gauchinha’ está fazendo uma temporada impecável. Venceu sua terceira prova na Copa Verão e corre a passos firmes rumo ao título 2013. Joelma Freitas e Marina Becker duelaram com trocas de posição durante a prova. Joelma chegou em segundo. Marina, Mariana Koening e Nathália da Silva completaram o pódio.
Geovani venceu a Estreantes Importadas A
A categoria Estreantes Importadas A vinha sendo liderada pelo piloto de Portão, Nícolas de Oliveira, vencedor das duas etapas anteriores, mas o piloto sofreu um acidente num treino, se contundiu e não participou da terceira etapa em Torres. Com isso Geovane Ramos, o quinto no campeonato até então, largou na ponta, seguido de Renato Freitas, Adairton Soares, Rangel Cardoso e Marcelo Minho. Renato encostou no líder, duelou e chegou a assumir a ponta, mas levou o troco na volta seguinte. Geovane venceu a etapa, seguido de Renato, Rangel, Heitor Cardoso e Marcelo.
Estreantes Importadas B conhece seu terceiro vencedor
Cristiano Freitas fez o holeshot, seguido de Kevin Rocha. Os dois duelaram nas voltas iniciais até Kevin fazer a ultrapassagem e assumir a ponta em definitivo. Ele foi o terceiro vencedor em três etapas. Já Cristiano perdeu o foco e acabou a etapa em quarto lugar. Ele que havia vencido a etapa de abertura. Já Vitor Garcia, vencedor da segunda etapa, fez prova de recuperação e chegou em terceiro lugar. Pablo Kaveski, que também largou no pelotão principal, foi o quinto.
O experiente Nicoladelli venceu na MX3
Paulo ‘Katatau’ Silveira largou na frente, seguido do catarinense Erivelton Nicoladelli, que participava pela primeira vez da competição. Katatau resistiu o que pode, mas Nico fez a ultrapassagem ainda no começo da prova. Com Eduardo Timm em terceiro, as posições não se alteraram até o final da prova. Ainda tivemos Luis Maya Jr. e Ângelo ”Pano’ Matos completando o pódio.
MX2: Cássio está indo rumo ao título da Copa Verão
Andando muito e se adaptando rapidamente na categoria de motos importadas, Cássio Anacleto venceu a categoria MX2 de ponta a ponta. No começo ainda foi atacado por Geovani Ramos e mais tarde por Eduardo Rossing, que chegou lado a lado com o líder. Cássio segurou a vitória e soma 75 pontos na categoria. Eduardo chegou em segundo lugar, seguido de Geovani, Hugo Philippe e Kevin Rocha.
Rosing supera Saccon na Intermediária
Na primeira volta da bateria apareceu Eduardo Rosing, que fez o holeshot, seguido de Hugo Philipe e Willian Saccon com Rangel Cardoso e Mauro Pereira formando o pelotão principal. Eduardo se isolou na ponta, enquanto que Willian e Hugo duelaram pelo segundo lugar com trocas de posições durante a corrida. O mesmo ocorreu com Rangel e Mauro pelo quarto posto. Eduardo venceu a prova, seguido de Willian, Hugo e Kaian Cachoeira que fez prova de recuperação, com Rangel completando o pódio.
Serginho ‘Moto Mania’ foi o vencedor da Intermediaria 40
Guilherme ‘Mémi’ Benatto largou em primeiro, seguido de Adecir de Lima e Eduardo Timmbala Bergmann. Adecir pressionou e fez a ultrapassagem, e Mémi perdeu posições. Mais tarde Sergio Fernandes chegou no grupo principal e logo buscou a liderança em cima de Adecir. Os dois ficaram em disputa por várias voltas, mas Serginho fechou a porta para Adecir e venceu a categoria. Adecir, Eduardo Bergmann, Guilherme Benatto, Gregorio Fuhr completaram o pódio.
Carradore venceu na Nacional Promocional
O tempo fechou na pista, umas pancadas de chuva deixavam a pista perigosa, principalmente para as motos nacionais. Mas não foi o suficiente para tirar a vitória de Deivi Carradore na Nacional Promocional. Ele que superou o líder Gian Simon, que agora soma 72 pontos com o segundo lugar e continua na liderança. Ramon Correa foi o terceiro, com Sueder Vieira o quarto e Willian Rocha o quinto colocado na categoria.
Alex dos Santos soma 75 pontos na Nacional Máster
Pela terceira vez na temporada da Copa Verão 2013, o piloto da cidade de Santo Antônio, Alex dos Santos, venceu na categoria Nacional Máster, e com isso soma 75 pontos, isolando-se na liderança. Alex fez duelo inicial com José Pires, que chegou em segundo lugar. Evandro Lima foi terceiro, com Abimael em quarto e Joel Koening completando o pódio.
Cardeal venceu a Força Livre Nacional
Na Nacional Força Livre Deivid Carradore largou na ponta novamente, mas sofreu a pressão de Thiago Cardeal, que apareceu na frente na segunda volta. Alex dos Santos em terceiro lugar. Thiago abriu boa vantagem, e Alex pressionava Deivid, que segurou os ataques. Thiago venceu, seguido de Deivid, Alex, Gian Simon e Ramon Correa.
A próxima etapa está marcada para o dia 3 de março, em Osório.
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.