AMA Supercross 2014 – 13ª Etapa – St. Louis
Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 30 de março de 2014 - 23:19Diante de um grande número de fãs que lotaram o Edward Jones Dome, o piloto James Stewart, da equipe oficial Suzuki, venceu sua terceira etapa consecutiva na temporada 2014 e a sua quinta vitória neste campeonato. Martin Davalos, da equipe semi-oficial Pro Circuit / Kawasaki, liderou boa parte das 15 voltas na categoria 250 Costa Leste e ampliou sua liderança do campeonato para oito pontos, na etapa deste sábado, 29 de março.
Categoria 450
Mike Alessi faturou mais um Holeshot no Main Event da categoria. Atrás dele, depois da primeira curva, vinham Ryan Villopoto e James Stewart. RV rapidamente ultrapassou Alessi rapidamente e segurou a liderança até a décima volta quando Stewart o ultrapassou na curva antes da linha de chegada. Bubba fez uma campanha para sua quinta vitória da temporada e lidera a categoria com o maior número de vitórias.
“Essa é uma noite especial para mim,” disse Stewart. “Nesse ano eu tenho me divertido muito vencendo corridas. A corrida de hoje foi ótima para mim, eu consegui a ultrapassagem e pilotar para a minha 50ª vitória. Isso é algo grande para mim. Eu nunca pensei que venceria 50 dessas corridas.”
Villopoto cruzou a linha de chegada na segunda posição, ainda se recuperando de uma intoxicação alimentar que o afetou em Toronto, e agora tem oito pódios nessa temporadas.
“Para mim é tudo sobre o campeonato e a pintura maior,” disse Villopoto. “Eu não posso ter o luxo de cometer erros grandes. Eu consegui uma boa largada e fiz umas voltas boas no começo.” Justin Barcia acelerou bonito e ficou em terceiro lugar, conquistando seu terceiro pódio da temporada.
A briga pela liderança estava emocionante, mas a briga pela quarta posição estava roubando as atenções do público enquanto Justin Brayton, Ken Roczen e Ryan Dungey disputavam a posição. Dungey e Roczen se revezavam na posição quando Brayton cometeu um erro em uma sessão de ritmo e o alemão aproveitou para assumir a posição. Dungey também aproveitou e não demorou para alcançar Roczen nas últimas voltas. Depois de tentar atacar na última volta, Dungey errou em um duplo que entrava em um triplo e caiu, levando Brayton junto com ele.
Quem teve um retorno ao campeonato fantástico e mostrou que está na pista para negócio foi Trey Canard que ficou em quinto colocado em sua primeira corrida após a lesão que o tirou da maior parte da temporada.
Justin Brayton teve uma noite de altos e baixos e deixou St. Louis com um pé quebrado. Ele teve um contato com Barcia na primeira heat e caiu. Wil Hahn não teve uma noite boa e caiu forte em uma sessão de ritmo e desmaiou. Ele foi encaminhado para o hospital para realizar exames e os resultados mostraram um úmero (osso do braço) quebrado e contusões no pescoço e no ombro. A primeira heat da categoria teve uma nova largada após a paralisação com o acidente de Hahn e Justin Brayton correu a heat e o main event com o pé quebrado.
Classificados na Heat 1
1. Justin Brayton
2. Justin Barcia
3. Weston Peick
4. Ryan Dungey
Classificados na Heat 2
1. Ryan Villopoto
2. James Stewart
3. Ken Roczen
4. Trey Canard
Classificados na Semi 1
1. Andrew Short
2. Eli Tomac
3. Chris Blose
4. Nicholas Schmidt
5. Ben Lamay
Classificados na Semi 2
1. Mike Alessi
2. Josh Hill
3. Ronnie Stewart
4. Jimmy Albertson
5. Augie Lieber
Classificados no LCQ
1. Nick Wey
2. Cody Gilmore
3. Tevin Tapia
4. Killian Rusk
Resultados do Main Event da 450 em St. Louis
1. James Stewart
2. Ryan Villopoto
3. Justin Barcia
4. Ken Roczen
5. Trey Canard
6. Eli Tomac
7. Josh Hill
8. Andrew Short
9. Ryan Dungey
10. Justin Brayton
Classificação do campeonato 450 2014 após treze etapas
1. Ryan Villopoto – 268 pontos (3 Vitórias)
2. Ryan Dungey – 233 (1 Vitória)
3. James Stewart – 232 (5 Vitórias)
4. Ken Roczen – 215 (2 Vitórias)
5. Justin Brayton – 196
6. Justin Barcia – 176
7. Andrew Short – 166
8. Broc Tickle – 126
9. Wil Hahn – 122
10. Chad Reed – 111 pontos (2 Vitórias)
Categoria 250
Martin Davalos largou na frente do Main Event da categoria e dominou a corrida da largada até a bandeirada final. Alex Martin e Justin Bogle vinham encostados na roda traseira do líder, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente. Na terceira volta, Bogle assumiu a segunda posição seguido por Matt Lemoine que caiu na quinta volta, perdendo seu lugar no pódio. Quem aproveitou para assumir a terceira posição, foi Matt Bisceglia que foi ultrapassado por Blake Baggett umas voltas depois.
“Essa foi uma corrida difícil,” disse Davalos. “Mais uma vez a largada foi a chave e eu consegui assumir a liderança logo no início e segurá-la. Eu quero curtir essa vitória e voltar para a pista e continuar trabalhando duro.”
Bogle ainda avançou sobre Davalos no final, mas alguns poucos erros permitiram que Davalos faturasse sua primeira vitória em St. Louis. Bogle e Baggett completaram o pódio. Kyle Cunningham repetiu o seu melhor resultado dessa temporada e ficou em quarto lugar. “Eu fiz umas ultrapassagens e subi para a segunda posição, mas depois eu cometi alguns erros,” disse Bogle.
Classificados na Heat 1
1. Justin Bogle
2. Matt Lemoine
3. Matt Bisceglia
4. AJ Catanzaro
5. Cole Thompson
6. Vince Friese
7. Justin Starling
8. Taylor Potter
9. Levi Kilbarger
Classificados na Heat 2
1. Martin Davalos
2. Blake Baggett
3. Jeremy Martin
4. Alex Martin
5. Gavin Faith
6. Kyle Cunningham
7. James Decotis
8. Jesse Wentland
9. Landon Powell
Classificados no LCQ
1. Zack Williams
2. Luke Vonlinger
3. Gannon Audette
4. Aaron Gulley
Resultados do Main Event da 250 Costa Leste em St. Louis
1. Martin Davalos
2. Justin Bogle
3. Blake Baggett
4. Kyle Cunningham
5. AJ Catanzaro
6. Cole Thompson
7. Matt Bisceglia
8. James Decotis
9. Alex Martin
10. Gannon Audette
Classificação do Campeonato 250 Costa Leste após sete etapas
1. Martin Davalos – 149 pontos (2 Vitórias)
2. Justin Bogle – 141 (1 Vitória)
3. Adam Cianciarulo – 120 (3 Vitórias)
4. Blake Baggett – 100 (1 Vitória)
5. Vince Friese – 100
6. Kyle Cunningham – 94
7. Cole Thompson – 89
8. Matt Lemoine – 74
9. Alex Martin – 72
10. James Decotis – 65 pontos
Calendário do AMA Supercross 2014
Décima Quarta Etapa – 5 de abril – Houston / Texas – Reliant Stadium
Décima Quinta Etapa – 12 de abril – Seattle / Washington – Century Link Field
Décima Sexta Etapa – 26 de abril – East Rutherford / Nova Jersei – MetLife
Décima Sétima Etapa – 3 de maio – Las Vegas / Nevada – Sam Boyd Stadium
Calendário do AMA Supercross 250 Costa Oeste 2014
Sétima Etapa – 5 de abril – Houston / Texas – Reliant Stadium
Oitava Etapa – 12 de abril – Seattle / Washington – Century Link Field
Nona Etapa – 3 de maio – Las Vegas / Nevada – Sam Boyd Stadium
Calendário do AMA Supercross 250 Costa Leste 2014
Oitava Etapa – 26 de abril – East Rutherford / Nova Jérsei – MetLife Stadium
Nona Etapa – 3 de maio – Las Vegas / Nevada – Sam Boyd Stadium
AMA Supercross Shootout 250 Oeste versus 250 Leste 2014
Etapa Única – 3 de maio – Las Vegas / Nevada – Sam Boyd Stadium
A próxima parada do AMA Supercross será no NGR Stadium em Houston para a 14ª etapa da temporada 2014 onde o campeonato 250 Costa Oeste retornará e o Costa Leste entrará em recesso até a corrida no MetLife Stadium em Rutherford, Nova Jersey, no dia 26 de abril.
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.