Arena Cross: Paulo Alberto é campeão na 4ª etapa em Jundiaí
Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 12 de agosto de 2014 - 21:33O final da semana que antecedeu o “Dia dos pais” e que poderia definir alguns títulos do Arena Cross 2014 começou sedo. As baterias de treinos livres e cronometrados que se estenderam durante o sábado, 9 já davam uma dica de que algo especial estava por vir na pista montada na parte alta da cidade de Jundiaí/SP. Um local onde se admirava de cima a bela cidade do secretário e ex-piloto Cristiano Lopes e que nos recebeu com toda gentileza que sempre pautou suas atitudes.
Veja quem se deu bem nos treinos. Na categoria 50cc, Diogo Nascimento fez o melhor tempo no treino livre, no cronometrado ele repetiu o feito. Na 65cc, foi a vez de Gabriel Andrigo mostrar a força do sul e fez o tempo de 50,527 melhor do livre mas no cronometrado, caiu e o melhor tempo foi de Keven Ikeda. Na categoria Júnior o livre ficou com Iuri Naves e no classificatório Leonardo Almeida foi mais rápido. Paulo Alberto e Anderson cidade fizeram ótimos treinos livres, vencendo suas baterias. Na soma dos classificatórios, ficaram na 1ª e 2ª colocação da MX2. O treino livre da categoria Pró teve Jean Ramos marcando o melhor tempo nas duas classificatórias. Os duelos da etapa podem ser conferidos em seguida.
Diogo Nascimento o “cara” da cinquentinha
As provas começaram pontualmente às 19: 40 minutos com a categoria 50cc entrando na pista para os aplausos de mais de 10 mil espectadores apaixonados pelo off road. Luiz Souza Filho faz a largada por fora e chegando em 1º na curva um e levar o prêmio do hole shot, Garmichel Giehl largava por dentro em 2º com Henrique Hênicka em 3º, Gustavo Abraão em 4º e Diogo Nascimento no 1º pelotão da bateria. Diogo, mostra o porque do resultado nos treinos e acelera para completar a 1ª volta na liderança seguido de Luis Filho e Henrique Henicka. Diogo abre com o passar dos 10 minutos e uma volta finalizando a prova em 1º, e com a melhor volta da prova com 52 seg. e 079 mil. Luis quebra na 9ª volta, assim como Garmichel que ainda andava no pelotão principal. Henrique, que está no MotoCross a pouco mais de 1 ano e meio, mostra que pedigree e chega em 2º lugar na etapa seguido de Marcello Leodorico, Rodolfo Bicalho e Gustavo Abrahão.
Keven Ikeda leva o caneco da 65cc
Na 65cc, Gabriel Andrigo mostrou que o resultado do treino livre não foi mera coincidência, o garoto de Marau/RS, “largou de bico” como diz seu pai Fredy, seguido de Rafael Araújo, Carlos Eduardo Pereira, João Pedro de Freitas e KevenWillian Ikeda formando os pelotão principal. Gabriel se mantém por mais de meia prova na liderança, mas Ikeda vinha com tudo fazendo prova de recuperação, baixando o tempo na pista que lhe deu a honraria da volta mais rápida com 48 seg. e 869mil. Keven chega em Gabriel, os dois duelam limpo na pista por bom tempo, e Keven vence a etapa após ultrapassar Gabriel que chegou em 2º. Rafael Araújo foi 3º no pódio. Ainda tivemos Carlos Eduardo Pereira em 4º e Joaquim neto em 5º.
Leo Almeida vence a júnior de ponta a ponta
Pela Júnior Leonardo Almeida fez o melhor tempo no classificatório e confirmou na pista em 10 minutos e 2 voltas ao fazer o hole shot para vencer de ponta a ponta. O piloto de Curitiba, da X Motos só não levou a melhor volta que ficou com Djalma Brito, o 2º na etapa com o tempo de 42 seg. e 595 mil. Na bateria, tivemos Almeida largando em 1º, Renan Goto em 2º, José Felipe Mombach e Leonardo Cassarotti dividindo o 3º posto na largada. Djalma buscou a posição ainda na 1ª metade de prova, estando sempre ameaçando o líder que segurou a pouca diferença na corrida. Renan segurou Cassarotti e Mombach que fechou a volta inicial em 7º, ainda buscou uma posição na volta final. Leonardo, Djalma, Renan, Cassarotti e Yuri Campelo os 5 primeiros.
Jean venceu a Pró e título fica para Itapema
Pela MX Pró, decidida em duas baterias e cujo líder Carlos Campano foi vetado da prova por ordem médica devido a um entorse no pé, quem se deu bem na largada da 1ª bateria foi Adam Chatfield seguido de perto por Marcelo Lima e mais atrás Kyle John Regal. Largando em posição intermediária, Jean Ramos, que havia feito o melhor tempo no classificatério, parte ao ataque e logo chega no líder, que pressionado cai, Jean é líder a assim fica até a quadriculada da 1ª bateria, que teve ainda Adam em 2º, Jetro Salazar em 3º, com Marcelo e Kyle na 4ª e 5ª posição consecutivamente. Na bateria, o Americano Kyle John Regal fez a volta mais rápida com 37 Seg. 808 mil.
Na 2ª prova da noite, Jean Ramos fez o hole shot com Adam Chatfield em seu encalço. Marcelo Lima, Jetro Salazar e Wellington Garcia formavam o 1º pelotão. Na volta inicial Adam surpreende Jean e assume a liderança, que durou até a 3ª volta, com Jean partindo pra cima e com o foco na quadriculada recupera a liderança. Jean abre vantagem na pista até a vitória na 2ª bateria. Adam perde o foco mais tarde e também é ultrapassada por Wellington Garcia. Adam fecha em 3º, Salazar foi o 4º e Kyle J. Regal o 5º. Na soma geral, Jean foi 1º com 40 pontos somados, Adam foi 2º com 32 pontos, Salazar o 3º com 28 pontos, Wellington com 26 pontos foi o 4º colocado e Kyle Regal completou os cinco primeiro da prova com 22 pontos. Agora tudo fica para a última prova do ano em Itapema, Campano ainda tem vantagem, mas ela caiu em relação ao 2º colocado. Nessa bateria, o melhor tempo de pista foi para Wellington Garcia com 38 seg. 694 mil.
Português Paulo Alberto antecipa o título da MX2
A categoria MX 2, teve o hole shot de João Pinho Ribeiro seguido do português Paulo Alberto, que brigava pela antecipação do título na etapa, Ânderson Cidade que havia feito o melhor tempo no classificatório, foi 3º com Hector Assunção, Thales Vilardi e Marçal Müller completaram o pelotão principal. Paulo Alberto cai, ao pressionar João Pinho que fazia uma prova sem erros. Paulo vai a 6º, levanta a poeira e vai atrás do prejuízo. João segura a liderança por sete minutos. Paulo Alberto busca posições volta após volta, encosta e ultrapassa o gaúcho para vencer e sagrar-se campeão antecipado da MX2. Hector e João também trocam a 2ª posição por duas vezes na prova. Melhor para Hector que apesar de cair, ainda conseguiu a vice – liderança da etapa. Ânderson Cidade foi 3º, Marçal buscou posições chegando em 4º com Eduardo Lima o 5º, ele que se envolveu numa queda com outros pilotos na largada. Pinho finalizou em 6º. A volta mais rápida da categoria ficou com Paulo Alberto que fez 38 seg. 337 mil.
“Essa vitória e esse título quero oferecer ao meu irmão que se recupera em Portugal de uma queda na pista recentemente quando disputávamos uma corrida”. Homenageou Paulo Alberto.