Enduro da Polenta é a próxima rodada do Brasileiro de Regularidade
Por Comunicação Ativa | Foto por Divulgação | 09 de maio de 2015 - 18:45A 27ª edição do Enduro da Polenta, válido pelo Brasileiro de Enduro Regularidade, será realizada entre os dias 28 e 31 de maio, em Venda Nova do Imigrante, cidade que integra a turística Região das Montanhas do Espírito Santo.
A organização espera a participação de cerca de 150 competidores. As trilhas vão explorar percursos no entorno de Venda Nova, como a região do Alto Caxixe e Forno Grande, e no município de Conceição do Castelo.
No sábado (28), primeiro dia de prova, depois da largada promocional e a abertura oficial na Praça do Esmig, às 8 horas, o primeiro piloto larga em direção às melhores trilhas da região. Serão 40 quilômetros até o município vizinho de Conceição do Castelo, onde haverá um neutro e em seguida os pilotos rodarão mais 70 quilômetros, fazendo o segundo neutro também naquela localidade. O percurso de retorno será de 40 quilômetros, somando 140 no dia, com uma média de 6 horas e 30 minutos de prova.
De acordo com Carlos Minet, o Carlinhos, presidente do Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, organizador do Polenta Off Road, neste primeiro dia, o percurso será marcado por trilhas travadas, apesar dos estradões e vias carreadoras de café. “Serão muitos trechos em mata fechada, o que exige muito da parte física e o piloto consegue no máximo de 28 a 30 quilômetros por hora. São trilhas travadas, com muitas subidas e descidas, onde em trechos mais estreitos o guidom da motocicleta chega a esbarrar nos galhos e troncos”.
A largada da prova de domingo será também às 8 da manhã. Os pilotos vão rodar 65 quilômetros até chegar ao Alto Caxixe e fazer um neutro. Depois eles rodam mais 60 quilômetros até retornar a Venda Nova. Minet disse que neste dia grande parte do percurso será entre plantios de eucalipto, onde as trilhas serão menos travadas e os pilotos poderão desenvolver de 30 a 45 quilômetros/por hora, numa média de tempo de 5 horas e 30 minutos para cumprir os 125 quilômetros do dia. Em algumas localidades da região os competidores chegarão a pilotar a 1.300 metros de altitude, possibilitando vislumbrar paisagens únicas. Além da diversidade de trilhas, outras características diferenciam o Enduro da Polenta de outros pelo Brasil afora e uma delas são as baixas temperaturas.
Logo no horário da largada, já se chegou a registrar 12 graus, sendo que ainda é mais frio na hora que os pilotos precisam levantar para se preparar para a competição. Tanto a organização geral do evento, que traz no seu currículo 27 anos de experiência, quanto as características geográficas e culturais de Venda Nova têm se tornado grandes atrativos para os pilotos. “Também não podemos deixar de ressaltar que a parte técnica do evento é fundamental para cativar os competidores”.
Carlinhos Minet explica que a planilha deve estar sem erro e ser de fácil entendimento, onde o piloto olhe e logo identifique os pontos de referência. “O percurso também deve mesclar trilhas travadas e soltas e não se pode errar na média de tempo do piloto entre um ponto de controle e outro, que deve ser compatível com a realidade. Também precisamos proporcionar neutros em locais adequados, onde os pilotos têm acesso a posto de combustível, local de lanche, dentre outras necessidades”.
Categorias
Além das categorias máster, sênior, over 40, over 50, júnior e novato, o TCMA criou outras para incentivar outros competidores, como é o caso das categorias dupla e regional, sendo que esta segunda abriga as categorias turismo e feminino.
Na categoria duplas, os pilotos largam juntos com duas planilhas iguais para cada um, ambos com navegadores e GPS. Vale o desempenho com mais erros para computar os pontos de cada dupla e o resultado não vale para o Brasileiro, só para o Capixaba de Enduro de Regularidade.
Os resultados dos pilotos da categoria regional também só valem para o Capixaba. Dentro desta categorias estão abrigadas as turismo (criada em 2009 ) e a feminina. Estas só valem para a competição local.
Informações sobre as inscrições estão no site: www.endurodapolenta.com.br.
Programação Polenta Off Road
Venda Nova do Imigrante / ES- 28 a 31 de maio de 2015
Dia 28 – Quinta
20h – Sorteio de Largada – 27º Enduro da Polenta / Rally 4×4 / Quadricíclos
Pizzaria Monte Grappa
Dia 29 – Sexta
18h – Entrega de material, vistoria técnica e adesivagem (Enduro e Quadriciclo)
Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
Dia 30 – Sábado
Local: Posto Esmig
08h30 – Largada Promocional (obrigatório)
09h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta
09h30 – Largada Quadriciclos
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
18h30 – Entrega de resultados do Enduro e Quadri
19h30 – Premiação dos Quadri
19h30 – Polenta Móvel
20h – Tombo da Polenta
21h – Show com a Banda Mustache
Dia 31 – Domingo
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
08h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta
08h – Largada Rally 4×4
09h – Largada Bike MTB 60
14h – Chegada dos competidores
15h – Polenta Móvel
15h30 – Entrega de resultados e premiações
18h – Show de encerramento com a Banda Mustache