AMA Motocross 2015 – 3ª etapa – Thunder Valley
Por Mariah Morgado | Fotos por GuyB | 02 de junho de 2015 - 8:00Foi um sábado de acontecimentos em Thunder Valley. Os atuais campeões fizeram progresso, outros pilotos tiveram dificuldades e a classificação do campeonato mudou completamente em relação ao status de antes da terceira etapa começar.
Moto 1 da categoria 450MX
Eli Tomac conseguiu mais uma vitória. Depois de brigar com Ken Roczen durante algumas voltas, ele passou o campeão por dentro e assumiu a liderança para não olhar mais para trás. Foi sua quinta vitória em cinco baterias. Ryan Dungey ficou atrás do duelo pela liderança antes de cair em uma canaleta e sair da pista, caindo para a quarta posição. Ele ultrapassou Jason Anderson e depois alcançou Roczen, assumindo a segunda posição restando menos de duas voltas para o final.
Atrás da briga pelas três primeiras posições não aconteceu muita coisa, os pilotos estavam bem dispersos pela pista. Blake Baggett fez uma boa corrida e alcançou Anderson, ultrapassando-o facilmente e Anderson não contra atacou. Weston Peick e Chad Reed caíram ou saíram da pista na primeira volta e tiveram que fazer uma corrida de recuperação para saírem da última posição. Quem deu um show de pilotagem foi Broc Tickle que terminou na quinta posição depois de terminar a primeira volta em 17º lugar.
Resultados da Moto 1 da 450MX em Thunder Valley
1- Eli Tomac
2- Ryan Dungey
3- Ken Roczen
4- Blake Baggett
5- Broc Tickle
6- Jason Anderson
7- Justin Barcia
8- Cole Seely
9- Justin Brayton
10- Phil Nicoletti
Moto 2 da categoria 450MX
Depois de dominar cinco baterias, parecia que Tomac iria continuar liderando, mas acabou mostrando uma falha em sua armadura quando caiu enquanto abria uma enorme vantagem na segunda bateria. Foi um acidente violento e Tomac não conseguiu voltar para a corrida, sendo removido da pista pela equipe médica enquanto segurava seu braço demonstrando sentir muita dor. A situação acabou permitindo que Dungey assumisse a liderança da bateria da classificação do campeonato e do plate vermelho.
Quase que Roczen estraga os planos de Dungey. O alemão tinha uma boa vantagem sobre o ex companheiro de equipe, mas caiu no final da corrida devido a um pneu furado, perdendo a posição e a vitória no geral. Blake Baggett fez uma corrida solitária e completou o pódio na terceira posição. Justin Barcia fez outra bateria consistente e terminou na sexta posição.
Resultados da Moto 2 da 450MX em Thunder Valley
1- Ryan Dungey
2- Blake Baggett
4- Cole Seely
5- Broc Tickle
6- Justin Barcia
7- Christophe Pourcel
8- Weston Peick
9- Phil Nicoletti
10- Justin Brayton
Resultados do Overall da 450MX em Thunder Valley
1- Ryan Dungey
2- Ken Roczen
3- Blake Baggett
4- Broc Tickle
5- Cole Seely
6- Justin Barcia
7- Eli Tomac
8- Christophe Pourcel
9- Phil Nicoletti
10- Justin Brayton
Classificação da 450MX do AMA Motocross 2015 após 3 etapas
1- Ryan Dungey – 128 pontos
2- Eli Tomac – 125
3- Blake Baggett – 99
4- Ken Roczen – 93
5- Justin Barcia – 87
6- Weston Peick – 79
7- Broc Tickle – 75
8- Jason Anderson – 72
9- Christophe Pourcel – 72
10- Phil Nicoletti – 62 pontos
Moto 1 da categoria 250MX
Jeremy Martin chegou a Thunder Valley disposto a recuperar os pontos perdidos em Glen Helen e conseguiu recuperar alguns ainda na primeira bateria. Ele fez o holeshot e simplesmente disparou na frente para não olhar mais para trás, cruzando a linha de chegada com quase 19 segundos de vantagem sobre Zach Osborne. Osborne fez uma bela corrida, perseguindo Jessy Nelson pela maior parte da bateria e o ultrapassou no final, conseguindo se afastar um pouco para conquistar a segunda posição. Nelson começou a corrida tendo que defender sua segunda posição contra Marvin Musquin, mas acabou saindo da pista, permitindo que o francês assumisse a posição. Musquin tentou alcançar Martin, mas caiu e demorou a se reagrupar para voltar para a corrida. A maneira em que ele se ajoelhou no chão enquanto sacudia a cabeça deu um susto em todos e parecia sentir muita dor, levantando o público que o aplaudiu por retornar a corrida para terminar na 14ª posição.
Foi uma bela estreia de Christian Craig estreou como piloto substituto da GEICO Honda. Craig, que teve apenas três dias para se familiarizar com a moto, teve uma performance fantástica e ultrapassou vários pilotos para assumir a quarta posição da bateria. Quem também teve um bom desempenho foi Joey Savatgy, que caiu no começo da corrida e terminou na sétima posição depois de ultrapassar Chris Alldredge na última volta.
Resultados da Moto 1 da 250MX em Thunder Valley
1- Jeremy Martin
2- Zach Osborne
3- Jessy Nelson
4- Christian Craig
5- Adam Cianciarulo
6- Jordon Smith
7- Joey Savatgy
8- Chris Alldredge
9- RJ Hampshire
10-Matt Bisceglia
Moto 2 da categoria 250MX
Mais uma vez Jeremy Martin largou na frente e disparou na dianteira. Atrás dele, Musquin fez uma corrida solitária, seguido por Osborne que precisou ultrapassar Jessy Nelson para assumir a posição e também fez uma corrida tranquila. Alex Martin tinha uma chance de outro pódio, largou bem e passou Osborne no começo da corrida, mas teve problemas com o freio traseiro e precisou ir para a área dos mecânicos que desmontaram o freio todo. Alex voltou para a corrida, mas ficou muito atrás e não tinha chance de voltar para a frente. Joey Savatgy, Chris Alldredge e Matt Bisceglia também não tiveram oportunidade para brigarem pelas primeiras posições depois de se envolverem em um engavetamento na primeira curva.
Jessy Nelson parecia bem na primeira parte da corrida, mas perdeu o ritmo, perdendo a posição primeiro para Adam Cianciarulo, depois Jordon Smith e Christian Craig. Foi um ótimo final de semana para o novato da GEICO Honda, Jordon Smith. Ele terminou a primeira bateria em sexto e travou uma bela disputa com Cianciarulo pela quarta posição na segunda, perdendo a briga por pouco. Mesmo assim, foram ótimos resultados sua terceira etapa como profissional.
Resultados da Moto 2 da 250MX em Thunder Valley
1- Jeremy Martin
2- Marvin Musquin
3- Zach Osborne
4- Adam Cianciarulo
5- Jordon Smith
6- Christian Craig
7- Jessy Nelson
8- Aaron Plessinger
9- Shane McElrath
10- RJ Hampshire
Resultados da Overall da 250MX em Thunder Valley
1- Jeremy Martin
2- Zach Osborne
3- Adam Cianciarulo
4- Jessy Nelson
5- Christian Craig
6- Jordon Smith
7- Marvin Musquin
8- RJ Hampshire
9- Aaron Plessinger
10- Shane McElrath
Classificação da 250MX do AMA Motocross 2015 após 3 etapas
1- Jeremy Martin – 128 pontos
2- Marvin Musquin – 126
3- Jessy Nelson – 80
4- Adam Cianciarulo – 76
5- Joey Savatgy – 72
6- Alex Martin – 68
7- Zach Osborne – 67
8- Shane McElrath – 65
9- Matt Bisceglia – 64
10- Chris Alldredge – 62 pontos
Calendário do AMA Motocross 2015
06 de Junho de 2015 – 4a etapa – Tennessee – Blountville, Tennessee
13 de Junho de 2015 – 5a etapa – High Point – Mount Morris, Pensilvânia
27 de Junho de 2015 – 6a etapa – Budds Creek – Mechanicsville, Maryland
04 de Julho de 2015 – 7a etapa – RedBurd – Buchanan, Michigan
18 de Julho de 2015 – 8a etapa – Spring Creek – Millville, Minnesota
25 de Julho de 2015 – 9a etapa – Washougal – Washougal, Washington
08 de Agosto de 2015 – 10a etapa – Unadilla – New Berlin, Nova Iorque
15 de Agosto de 2015 – 11a etapa – Utah – Tooele, Utah
22 de Agosto de 2015 – 12a etapa – Indiana – Crawfordsville, Indiana