Summer de veloterra: Copa Verão é inovação da André Produções
Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 21 de fevereiro de 2016 - 7:25A tradicional pista de Arroio do Meio recebeu a 2ª etapa da Copa Summer de Veloterra, promovida pela André produções e eventos. As disputas ocorridas em 7 de fevereiro, sábado de carnaval teve duelos durante toda a tarde em 17 categorias. Com 170 pilotos e um público de cerca de 3 mil espectadores, muitos pilotos já colocaram uma mão na taça da copa. Veja como foram os duelos.
Pela VX1, Charles da Silva e Juliano Mercalli deram as cartas durante toda a prova com pegas espetaculares. Mas na reta final, Mercalli erra e com isso Fabiano Ribeiro assume a 2ª colocação. Charles que vem numa grande fase, Fabiano e vence de ponta a ponta seguido de F Mercalli.

Charles da Silva 1º na VX1
Na Serrana Nacional, Giovane Matiello que também está numa fase espetacular, surpreendeu a fera e campeão Leandro Folé para vencer a prova da categoria. Leandro Folé e Ricardo Gusberti vieram logo atrás.
Fabiano Ribeiro voltou à pista para correr na VX3 Importada. Nessa o piloto de Passo Fundo não vacilou, venceu a categoria, seguido de Edinho Izéria e Roberto Rui, que em 2015 levou um troféu de campeão para Nova Prata no regional de veloterra.
Mudando de máquina, Leandro Folé voltou à competição na prova da Estreantes Importadas. Nessa categoria, o piloto de Montauri teve mais êxito para vencer o duelo com Ândrius Capitani e Guilherme Siviero chegando em seguida.

Leandro Fole
Por sua vez a categoria Novatos Nacional foi intensa com duelos a cada curva. E o piloto de Bento Gonçalves, Jonas Krugel surpreendeu a Giovani Matiello e Carlos Lorenzini e venceu na categoria. Giovani e Lorenzizni chegaram em seguida.

Krugel venceu em Arroio do Meio
Pela Promocional até 200 foi a vez de Willian Maia se destacar e levar para Arroio do Meio o troféu de vencedor da etapa. Cleito Sehn que tem título de campeão na Copa Verão MOCVA 35 anos, chegou em 2º lugar seguido de Márcio Graff em 3º lugar.

Maia venceu em Arroio do Meio
Na 4 tempos nacional, a fera Cleomar Lusa, que recebe a 3ª etapa em sua casa, Flores da Cunha em 21 de fevereiro, venceu a disputa com Cristiano Fochesatto em 2º lugar e Emerson da Silva na 3ª colocação.

Largada na 4 tempos
Na Serrana Importada, Charles da Silva largou na frente com Juliano Mercalli logo atrás. Os dois travavam um grande duelo que a cada curva levantava a plateia. Na metade final da prova, Juliano na pressão erra e cai com isso Jefferson Magagnin assume a 2ª posição, pois vinha esperando um erro dos adversários. Mas Mercalli volta a disputa e retoma a 2ª colocação.
Gustavo Wenning larga bem na Nacional Estreantes 230cc. Trazendo consigo Carlos Lorenzini, Jonatas Giacomeli . Gustavo abria boa vantagem na pista quando a moto o deixa empenado na reta da locução. Com isso Giacomelli que já havia ultrapassado Lorenzizni, assume a ponta com Lorenzini em 2º. Posições que permaneceram até o fim, com João Zalamena em 3º após fazer prova de recuperação.

Giacomelli venceu a etapa
Juliano Mercalli, deu a volta por cima na Intermediária VX. Após ter perdido dois duelos anteriores, agora foi mais audacioso e venceu o duelo com Charles da Silva. Juliano venceu a Intermediária com Charles em 2º e Ândrios Capitani em 3º.
Na 230 Pró, Emerson Rafael da Silva largou na ponta seguido da Willian Lenz. Os dois dividiram desde a curva um até várias voltas com muita alternativa a cada volta. Colados e sem diferença no cronômetro até que Lenz prepara o bote na metade final da prova, quando põe de lado e faz a ultrapassagem. Com o apoio da torcida, Lenz que mora em Arroio do Meio, abre vantagem deixando a briga pelo 2º lugar entre Emerson e Leandro Folé, que assume a vice – liderança com 2/3 de corrida.

Lenz venceu 2 provas e ofereceu para a torcida
A gurizada da 55cc entrou logo em seguida na pista. Matheus Kapel largou bem, mas caiu logo no começo. Vindo logo atrás, Augusto Wenning assume a ponta, anda com cuidado, não erra e vence a 2ª etapa. Kappel ainda volta para a prova para buscar o 2º lugar na prova e colocar fogo no campeonato. Vitor Weizermann chegou em 3º na etapa da 55cc.

Matheus, de Marau fez prova de recuperação
Logo em seguida os moleques da 65cc deram as cara e vieram para um duelo que teve João Pedro Roncatto vencendo de ponta a ponta. Léo Jr. Conte chegou em 2º e Augusto Wenning que havia retornado à pista em 3º.

Roncatto venceu mais uma na 65cc
Na VX2 Juliano Mercalli que andava em sua 4ª categoria, voltou a vencer. Tainan Donida, que corre na Copa Caxias de Motocross, chegou em 2º com Guilherme Siviero chegando em 3º lugar.
A VX3 Nacional era uma espécie de tira teima do Gaúcho entre Jocemar Magni e Márcio Alarcon. Jocemar largou na frente seguido de Márcio Alarcon. Os dois ficam mais da metade da prova em uma briga a cada palmo da pista. Pensando no campeonato, Márcio não força e segura a colocação. João Zalamena, que largou em 3º lugar, chegou em 3º.

Magni#119 venceu a Master Nacional de ponta a ponta
Pela Trilheiros, Leonardo Turatti levou a melhor sobre Lenon Favreto, que chegou em 2º. Melquesedeque Tavares chegou em 3º.
Finalizando a etapa, veio a Força Livre Nacional. A força da torcida foi decisiva para mais uma vitória de Willian Lenz seguido de Pedro Farias que retornou às pistas após ter ficado em recuperação devido a uma fratura por alguns meses. Ricardo Gusberti chegou a em 3º lugar.
Comentários
Sílvio Bilhar Sílvio Bilhar começou em março de 1995 o jornal O Podium, exclusivo sobre motociclismo, antes disso teve participação durante 3 anos no Jornal Pit Stop (Hoje é Revista). Estudou Relações públicas na FEEVALE em N.Hamburgo, Jornalismo em São Leopoldo e fez diversos curso de aprimoramento, entre eles de Publicidade e Marketing e de Jornalismo Esportivo, cuja aprovação foi com louvor. Ainda hoje é editor e proprietário do Jornal O Podium cujas informações é de ser o único do estilo no Brasil. Assumiu o Mundocross após o falecimento de seu grande amigo Jorge Soares, que chegou a escrever por alguns anos uma coluna no Jornal. Ambos parceiros e colaboradores nos dois veículos. Natural de Montenegro/RS, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Mora a mais de 25 anos em Novo Hamburgo, região da Grande POA no RS.